Universidade Sénior e museu entre sugestões para o Mosteiro de Odivelas
Uma universidade sénior e um museu municipal são algumas das propostas dos munícipes de Odivelas para serem instaladas no Mosteiro da cidade, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal, Hugo Martins.
© Global Imagens
País Propostas
A Câmara Municipal de Odivelas, no distrito de Lisboa, iniciou no sábado uma consulta pública, que decorre até ao dia 31 de março, sobre o futuro a dar ao Mosteiro de São Dinis e São Bernardo, monumento que passou em janeiro para gestão da autarquia.
Esta transferência resultou de um acordo de cedência assinado entre o município de Odivelas e o Ministério da Defesa, proprietária deste monumento.
O Mosteiro de São Dinis e São Bernardo, mais conhecido como Mosteiro de Odivelas foi construído em 1310, encontrando-se no seu interior o túmulo do rei D.Dinis.
Nas instalações do Mosteiro de São Dinis funcionou, até ao fim do ano letivo de 2014/2015, o Instituto de Odivelas, propriedade do Ministério da Defesa, tendo depois sido transferido para Lisboa.
Para assinalar o arranque desta consulta pública, a Câmara de Odivelas realizou no sábado um conjunto de visitas ao mosteiro e promoveu um conjunto de atividades de animação e uma sessão de esclarecimento.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins (PS), fez um balanço positivo da iniciativa e referiu que já chegaram à autarquia "algumas propostas interessantes" para virem a ser instaladas no monumento.
"Tivemos uma grande adesão à iniciativa e uma grande curiosidade por parte dos odivelenses, alguns que vivem há décadas em Odivelas e que nunca entraram no Mosteiro", apontou.
Relativamente às propostas que, entretanto, foram chegando à autarquia, Hugo Martins refere que muitas vão no sentido de que ali seja criado um museu municipal, uma quinta pedagógica e uma universidade sénior.
O autarca explicou que quem quiser dar sugestões, durante o período de consulta pública, o poderá fazer através do portal da autarquia na internet, sendo que essas propostas serão, posteriormente, analisadas por uma equipa técnica.
O acordo de cedência do Mosteiro tem um prazo de 50 anos e implica um investimento previsto, por parte da Câmara de Odivelas, de cerca de 16 milhões de euros em obras de requalificação, bem como o pagamento de uma renda mensal de 23 mil euros, anualmente atualizável.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com