Os seus filhos têm estes dois brinquedos? Então, não os utilize
A Autoridade Regional das Atividades Económicas (ARAE) da Madeira alerta para o perigo dos produtos em questão.
© Facebook / ARAE
País Perigo
A Autoridade Regional das Atividades Económicas (ARAE) da Madeira alertou, nos últimos dias, para o perigo de dois brinquedos vendidos online.
Um dos brinquedos considerados perigosos por esta autoridade estava a ser vendido no eBay e dá pelo nome de ‘USB graffiti gun with expandable gel beads for ammunition’. De acordo com a ARAE, esta pistola UZI com projéteis de gel expansíveis em água foi considerada perigosa depois da realização de vários testes de segurança.
Durante os respetivos testes foi identificada “a presença de projéteis esféricos em gel com 1,9 mm de diâmetro que, após 24h de imersão em água, aumentam 458% do tamanho original”. Ora, tal como explica a ARAE na sua página de Facebook, de acordo com “o disposto na Norma EN 71-1:2014+A1:2018, a percentagem máxima permitida para um brinquedo expandir é de 50%”, pelo que, estamos perante um brinquedo que não se encontra em conformidade com a referida norma, “nem com os requisitos preconizados na Diretiva 2009/48/CE, de 18 de junho, relativa à segurança dos brinquedos”.
Isto é, se estes projéteis fossem ingeridos acidentalmente por uma criança antes do processo de crescimento na água estar concluído, os mesmos podiam continuar a crescer dentro do esófago e bloquear, ou até asfixiar, as vias respiratórias da mesma.
Devido a este perigo, o eBay vai retirar de comercialização o brinquedo. Por isso, a ARAE, pede a todos os potenciais consumidores para não utilizarem o mesmo.
Outro brinquedo que irá ser retirado do mercado, neste caso da Amazon, é o ‘Insta-Snow 5225T Instant Snow Powder’, ou seja, um pó expansível em água que se assemelha a neve.
De acordo com a ARAE, também após a realização de testes de segurança, foi possível verificar que o pó que constitui o brinquedo, expande mais de 50% da sua dimensão original. Além disso, a tampa do produto também falhou no teste de segurança por ser demasiado pequena.
Ambos os artigos são perigosos devido ao perigo de, ao serem acidentalmente ingeridos por uma criança, poderem causar asfixia.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com