Politécnico de Coimbra vai sensibilizar para o excesso de resíduos
O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) inicia no sábado a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, com o objetivo de alertar e sensibilizar a população para a grande quantidade de resíduos gerados durante o processo de fabrico dos produtos.
© iStock
País Resíduos
"É urgente a sociedade estar ciente da sua pegada ecológica e tomar decisões informadas sobre a forma como consome", salienta Ana Ferreira, vice-presidente do IPC e responsável pela área da saúde ambiental, em comunicado enviado à agência Lusa.
Até ao dia 29, aquela instituição vai dinamizar diversas atividades sob o tema "Resíduos Invisíveis", que pretendem sensibilizar a população, nas quais se destaca um 'webinar', no dia 26, entre as 10:00 e as 13:00, e a entrega de ecopontos e de uma campanha digital nas redes sociais.
O 'webinar' "Resíduos Invisíveis - A verdadeira pegada ecológica", conta a participação de Jorge Conde, presidente do IPC, de Susana Paixão, docente do Departamento de Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra e presidente da Federação Internacional de Saúde Ambiental e da Sociedade Portuguesa de Saúde Ambiental.
Na iniciativa participam ainda Ana Milhares, fundadora do Movimento Lixo Zero Portugal, Paula Trindade, investigadora na Unidade de Energias Renováveis e Integração de Sistemas de Energia do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, e Sílvia Seco e António Loureiro, técnicos de Saúde Ambiental do Serviço de Saúde Ocupacional e Ambiental do Politécnico de Coimbra.
"Sabia que para fabricar um telemóvel com menos de 200 gramas são produzidos 86 kg de resíduos e 110 kg de CO2?". Este será um dos alertas do IPC durante a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.
Durante a iniciativa serão entregues ecopontos às diversas unidades orgânicas de ensino e ao INOPOL Academia de Empreendedorismo do IPC, no sentido de promover e dotar as instalações da instituição de ferramentas que possibilitem proceder a uma correta e eficaz gestão de resíduos.
Serão também entregues compostores no sentido de diminuir a quantidade de resíduos que são encaminhados para aterro sanitário, cuja compostagem será usada como fertilizante em hortas e terrenos agrícolas do IPC.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com