Costa espera "acelerar" processo de negociação com parceiros sociais
O primeiro-ministro, António Costa, disse hoje esperar poder "acelerar" o processo de negociação do acordo para a competitividade dos rendimentos com os parceiros sociais.
© Global Imagens
País medidas de apoio
"Temos programado com os parceiros sociais acelerar o processo de negociação do acordo para a competitividade dos rendimentos. Depois do conjunto destas medidas hoje aprovadas neste programa de "Famílias primeiro" iremos negociar com os parceiros sociais esse acordo", afirmou António Costa, durante a conferência de imprensa de apresentação das medidas aprovadas pelo Governo hoje em Conselho de Ministros extraordinário que visam combater os impactos da inflação, quando questionado sobre a capacidade para cumprir o aumento do salário mínimo nacional no próximo ano.
O primeiro-ministro disse ter "esperança" que seja possível "acordar um ritmo de progressão dos salários ao longo da legislatura", de modo "a alcançar este objetivo" e que tal "se traduza numa melhoria daquilo que é a justiça laboral e também que contribua para a melhoria da competitividade das empresas".
O Governo anunciou hoje um pacote de apoios às famílias visando a mitigação do impacto do aumento do custo de vida no rendimento, cujo valor ascende a 2,4 mil milhões de euros.
Este novo pacote vai somar-se aos 1,6 mil milhões de euros de apoios que já foram concedidos desde o início deste ano.
Entretanto, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já promulgou o diploma do Governo que estabelece as medidas excecionais de apoio às famílias.
Leia Também: Bloco de Esquerda. O pacote é "muito curto" e tem "truques"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com