Mau tempo cancela festejos da Passagem de Ano no Porto, Gaia e Matosinhos
A Proteção Civil aponta para um agravamento das condições meteorológicas nos três municípios, "com chuva forte, vento e agitação marítima, precisamente durante a noite deste sábado, dia 31 de dezembro, e a madrugada do dia 1 de janeiro".
© Reuters
País Passagem de ano
As celebrações marcadas para a noite da Passagem de Ano no Porto, Gaia e Matosinhos vão ser canceladas, após as previsões da Proteção Civil apontarem para um agravamento das condições meteorológicas nos três municípios, "com chuva forte, vento e agitação marítima, precisamente durante a noite deste sábado, dia 31 de dezembro, e a madrugada do dia 1 de janeiro".
De acordo com o comunicado da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia a que o Notícias ao Minuto teve acesso, "os festejos musicais, realizados no exterior, e pirotécnicos marcados para a noite da Passagem de Ano, nas respetivas cidades" vão ser cancelados "seguindo as recomendações da Proteção Civil e os avisos à população".
Os serviços municipais de Proteção Civil de Porto, Gaia e Matosinhos avisam ainda para a existência de previsões que apontam para um agravamento das condições meteorológicas a partir desta sexta-feira à noite e até dia 1 de janeiro de 2023, nomeadamente, vento, precipitação e agitação marítima.
De acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê-se vento forte, com rajadas até 80 km/h entre as 21h desta sexta-feira e as 09h de amanhã, dia 31 de dezembro.
Relativamente à precipitação, é esperada a ocorrência chuva persistente e por vezes forte para os dias 31 de dezembro e 1 de janeiro de 2023, sábado e domingo respetivamente – avisos amarelo e laranja. O período mais crítico, que corresponde à duração do aviso laranja, está previsto entre as 00h e as 12h de dia 1 de janeiro, domingo.
Quanto à agitação marítima, com ondas de oeste-sudoeste com 4 a 4,5 metros, está prevista entre as 12h de dia 31 de dezembro, sábado, e as 12h de dia 1 de janeiro, domingo.
Deste modo, a Proteção Civil recomenda à população a tomada das necessárias medidas preventivas e de proteção e a adoção de comportamentos adequados que permitam minimizar o risco existente.
Leia Também: Detido homem que "transportou 60 migrantes por semana durante 7 anos"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com