Reabilitação do Centro de Estarreja em consulta pública
O estudo prévio da reabilitação do centro da cidade de Estarreja está em fase de participação pública, até 21 de julho, informou hoje a Câmara Municipal.
© Câmara Municipal de Estarreja
País Estarreja
O principal objetivo do projeto é "revitalizar um espaço-chave do município" assume o presidente da câmara, Diamantino Sabina, para quem "falta uma reabilitação profunda no centro da cidade, que precisa de se modernizar".
"Está na hora de fazer uma obra estruturante no centro de Estarreja, que reforce a centralidade, a acessibilidade, o conforto e a segurança", defende o autarca.
Em nota de imprensa é referido que, durante várias décadas, o centro da cidade de Estarreja não sofreu "nenhuma intervenção profunda de renovação urbanística".
A proposta para a regeneração urbanística do centro da cidade de Estarreja abrange uma área de cerca de 26.800 metros quadrados, que inclui a Praça Francisco Barbosa e as principais ruas envolventes, nomeadamente a Avenida Visconde de Salreu, as ruas Souto Alves, Visconde Valdemouro, Comunidades Portuguesas, Joaquim Manuel Ruela e António de Abreu Freire.
Trata-se de uma zona onde se localizam os edifícios mais antigos do centro de Estarreja e os principais equipamentos públicos, nomeadamente o Cine-Teatro, a Casa da Cultura, a Biblioteca Municipal e os Paços do Concelho.
Em 2015 foi ali constituída uma Área de Reabilitação Urbanística (ARU) do Centro da Cidade, assistindo-se a várias obras de reabilitação e construções novas.
Estão ainda previstas obras nas imediações, como a abertura da nova Rua Manuel Figueiredo junto ao Cine-Teatro, a reabilitação das Ruas Dionísio de Moura e José Justiniano, bem como a nova variante de Pia de Burros à Estação da CP, cujo projeto está em elaboração.
Segundo Diamantino Sabina, a intervenção comportará um investimento estimado de 4,5 milhões de euros, para os quais pretende obter financiamento.
Numa primeira fase, a intervenção englobará toda a Avenida Visconde Salreu, da Estação de Comboios até à Rotunda das "Bateiras", e a Rua Visconde de Valdemouro, enquanto a segunda fase abrangerá a Praça Francisco Barbosa e ruas envolventes.
De acordo com o autarca, prevê-se que seja lançado a concurso o projeto da primeira fase, após a participação pública, para a obra arrancar em finais de 2024 ou início de 2025.
Leia Também: Estarreja defende "alternativa 0" ao traçado da Linha de Alta Velocidade
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com