"Querido agosto" despede-se com (alguns) termómetros a bater nos 30ºC
À exceção dos Açores, IPMA apenas prevê possibilidade de “ocorrência de aguaceiros fracos e dispersos” para o extremo Norte até meio da tarde de hoje, em especial nas serras.
© iStock
País Verão
Depois de um fim de semana com temperaturas amenas, tudo indica que o mês de agosto se despeça com uma pequena subida das temperaturas, assim como com céu limpo ou, tendencialmente, pouco nublado, à exceção dos Açores, onde irá chover até, pelo menos, meio da semana.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta segunda-feira, céu vai estar pouco nublado ou limpo, por todo o continente, apresentando-se temporariamente nublado no extremo Norte até meio da tarde, em especial nas serras, onde há possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos e dispersos.
Está também previsto vento forte no litoral oeste e nas terras altas e pequena subida de temperatura.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 10ºC (em Bragança e na Guarda) e os 21ºC (em Faro) e as máximas entre os 23ºC (em Viana do Castelo) e os 34º C (em Faro).
Nos Açores os termómetros vão variar entre os 27ºC de máxima e os 21ºC de mínima. Já na Madeira oscilarão entre os 28ºC de máxima e os 22ºC de mínima, cenário que se mantém até, pelo menos, quarta-feira, dia 30 de agosto.
Na terça-feira, no território continental, o céu continuará a brilhar a Sul, com as temperaturas a chegarem aos 36ºC em Faro. Em Lisboa e Porto, o céu vai estar pouco nublado, contudo, os termómetros não vão subir mais do que os 26ºC e 25ºC, respetivamente.
Ainda segundo o IPMA, vão registar-se temperaturas acima dos 30ºC, pelo menos, em Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja.
Cenário idêntico está previsto para quarta-feira, dia 30 de agosto. No entanto, com um céu com mais nuvens.
Faro vai continuar a ser o distrito mais quente do país, com 35ºC de máxima, Beja e Évora chegam aos 32ºC, Castelo Branco aos 31ºC, Setúbal e Portalegre aos 30ºC.
Para Lisboa prevê-se máximas de 35ºC e para o Porto de 24ºC.
Leia Também: Trinta e oito concelhos de oito distritos em perigo máximo de incêndio
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com