Não se atrase a entrar em 2024! Eis os condicionamentos em Lisboa e Porto
Saiba quais os condicionamentos de trânsito e objetos proibidos para que nada corra mal no último dia do ano.
© Global Imagens
País Passagem de ano
A poucas horas da última noite de 2023, é importante relembrar quais os condicionamentos que poderá enfrentar, para não se atrasar para 2024.
Devido à grande afluência em cidades como Lisboa e Porto, algumas ruas serão cortadas desde a tarde deste domingo até ao primeiro dia do ano - algumas abrindo durante a madrugada, e outras só ao início da manhã.
Em Lisboa, os cortes ocorrerão na Baixa Pombalina, na zona Ribeirinha e também no Parque das Nações. Já no Porto, estas interrupções ocorrerão junto à Praça da República e na Avenida dos Aliados.
Mas, mais especificamente, para onde não se deve dirigir?
Lisboa
Baixa Pombalina e zona Ribeirinha
- Avenida 24 de Julho - no troço entre a Praça Dom Luís I e a Praça do Duque de Terceira;
- Praça Dom Luís I;
- Rua de São Paulo com Rua da Moeda;
- Rua de São Paulo com Praça de São Paulo;
- Rua das Flores com Rua do Ataíde;
- Praça Luís de Camões - o trânsito será impedido de descer a Rua do Alecrim, bem como de aceder ao Largo do Chiado;
- Largo do Chiado;
- Cais do Sodré / Praça Duque de Terceira - o trânsito será impedido de seguir em direção à Avenida da Ribeira das Naus, à Rua Bernardino Costa e ao Cais do Sodré;
- Rua da Cintura do Porto de Lisboa - zona de inversão em frente à Estação Fluvial do Cais do Sodré;
- Avenida Ribeira das Naus;
- Largo do Corpo Santo;
- Rua do Arsenal;
- Calçada do Ferragial;
- Calçada de São Francisco;
- Rua Áurea, Rua da Prata, Rua dos Fanqueiros, Rua da Conceição, Rua de São Julião, Rua do Comércio, Praça do Município, Largo de São Julião, Rua da Alfândega, Rua dos Arameiros; Rua do Cais de Santarém;
- Rua Áurea com Rua da Assunção;
- Praça Dom Pedro IV;
- Praça dos Restauradores - Sul;
- Praça da Figueira;
- Avenida Infante Dom Henrique - entre o Viaduto da Avenida Mouzinho de Albuquerque e a Praça do Comércio;
- Largo do Chafariz de Dentro;
Estas restrições acontecerão a partir das 16h30 de 31 de dezembro, domingo, até às 5 horas de 1 de janeiro, segunda-feira.
Parque das Nações
- Rotunda dos Vice-Reis - entre Avenida da Boa Esperança e a Rua do Bojador) bem como será impedido o acesso à Alameda dos Oceanos no sentido do Centro Comercial Vasco da Gama;
- Rotunda do Bojador - entre a Avenida da Boa Esperança e a Rotunda do "Altice Arena".
Porto
Haverá dois grandes condicionamentos na cidade - um centrado na Praça da República, onde será proibida a circulação de trânsito (e também nas vias que dela irradiam). Este 'corte' acontecerá desde as 21 horas de 31 de dezembro, domingo, até à 1h30 de 1 de janeiro, segunda-feira.
Já na Avenida dos Aliados e nos arruamentos circundantes, os concertos provocarão condicionamentos ao trânsito. A restrição neste local acontecerá desde as 21 horas de 31 de janeiro até às 7 horas do dia seguinte.
Os constrangimentos podem ser consultados mais pormenorizadamente aqui.
Em alternativa, estarão disponíveis os parques de estacionamento da Casa da Música e do IPO, explicou a Câmara Municipal do Porto.
Outros constrangimentos
Além da circulação de trânsito, haverá ainda constrangimentos em relação a objetos junto das zonas de celebração. Em Lisboa, foram criados pontos de controlo do acesso das pessoas à Praça de Comércio, nos quais será proibida a entrada de alguns objetos como garrafas e copos de vidro, guarda-chuvas, capacetes, armas de fogo ou brancas, buzinas de ar comprimido, apontadores de laser, selfie-sticks, megafones, bancos ou cadeiras, explosivos, drogas e seringas.
Já no Porto, também serão feitas várias revistas, nomeadamente nos Aliados, o que significa que, à exceção das garrafas de champagne, por forma “garantir que a tradição é mantida na cidade do Porto”, os restantes objetos de vidro serão proibidos nos locais de festejos.
Leia Também: Recolha de lixo em Lisboa interrompida devido à passagem de ano
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com