Serviços públicos alvo de 25 queixas por dia. Segurança Social domina
Queixas contra o Governo estão a aumentar de ano para ano.
© Global Imagens
País Portal da Queixa
Entre 2019 e 2024, os portugueses apresentaram quase 47 mil reclamações dirigidas aos serviços públicos e ao Governo. Em média, isto representa cerca de 25 reclamações por dia, refere o Portal da Queixa.
Este é o resultado de um estudo feito às portas das eleições legislativas e com o objetivo de avaliar a satisfação dos portugueses face à performance dos serviços prestados pelo Estado.
Para o estudo, foram analisados organismos e entidades segmentados por seis categorias: Educação; Saúde; Segurança; Transportes; Segurança Social e Governo (que abrange a Administração Pública e o Governo de Portugal).
O Portal da Queixa concluiu que, entre janeiro de 2019 e fevereiro de 2024, registaram-se 46.625 reclamações relacionadas com o setor público. Os anos de 2020 e 2023 são os que acumulam mais queixas (entre 9 e 10 mil).
Em relação às categorias, a Segurança Social é líder de reclamações com uma fatia de 13.822 denúncias em todo o período analisado. No topo das queixas estão problemas relacionados com o subsídio desemprego, por alegada falta de pagamento e de resposta. Segue-se a Saúde e os Transportes.
O Governo (representado nas categorias Administração Pública e Governo de Portugal) fecha a lista com 3.121 queixas. Apesar de estar no fim da lista, é a única das categorias que regista crescimento consecutivo de queixas a cada ano. Em 2019, foram geradas contra o Governo - liderado por António Costa - 255 reclamações e, em 2023, foi alvo de 1.030, sob a liderança do mesmo primeiro-ministro. Em 2024, já soma 132 queixas.
Leia Também: Porta 65. Apoios estão por pagar e geram centenas de reclamações
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com