Moradores de Sintra contra turismo excessivo. "Não é a Disneyland"
Protesto já chegou aos meios de comunicação social internacionais.
© QSintra
País Sintra
Sintra está hoje nas páginas do The Times e do Independent e não é pelas melhores razões. Os moradores da pitoresca cidade do distrito de Lisboa estão fartos do turismo excessivo e avançaram com um protesto.
A associação local Qsintra garantiu ao The Times que o trânsito e os turistas "desrespeitosos" fazem de Sintra, que é património mundial da Unesco, um "parque de diversões congestionado" e exigem que a autarquia tome medidas.
"A todos os que vivem em Sintra e a todos os que gostam de a visitar, Sintra está em perigo. É urgente defender Sintra e a Serra, o seu património e a sua identidade", lê-se no manifesto da associação, citado por estes jornais britânicos.
No passado fim de semana, o grupo colocou cartazes pelo centro de Sintra, comparando a cidade à Disneyland (Sintra ≠ Disneyland). No Facebook, partilharam imagens do protesto.
"Queremos Sintra viva e habitada. Não ao turismo em massa", lê-se noutro cartaz.
Ao The Times, um residente britânico disse que até para os bombeiros ou ambulâncias é difícil passar nas "estreitas ruas medievais" do centro da cidade, da forma congestionada como fica o trânsito com os turistas.
Se a autarquia continuar a mostra "inação" perante a situação, a Qsintra promete uma "ação de guerrilha" para combater o turismo em massa.
Leia Também: Onze veados libertados na quinta-feira no Parque Natural Sintra-Cascais
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com