Guardas impedem fuga de recluso que tentou escalar torre sem vigilância
O detido tentou subir pelo arame farpado vertical de uma das torres da prisão. A instalação estava desativada e em causa está a falta de efetivos.
© Global Imagens
País Faro
Os guardas do Estabelecimento Prisional de Faro travaram, na última sexta-feira, 9 de agosto, uma tentativa de fuga por parte de um recluso, detido por tráfico de droga.
O Notícias ao Minuto sabe que o incidente teve lugar ao final do dia, quando os guardas prisionais se aperceberam, através das câmaras de videovigilância, de um indivíduo a correr nas instalações da prisão. Nessa altura, verificaram que um recluso se havia evadido da sala de visitas, e mobilizaram o corpo da guarda prisional.
O detido estava já a tentar subir pelo arame farpado vertical de uma das torres daquele estabelecimento, desativada devido à falta de efetivos, quando os guardas atuaram e impediram a escalada e, consequentemente, a fuga.
O recluso terá ainda proferido diversas ameaças de morte aos guardas, mostrando resistência e tentando fugir novamente. Terá ficado numa cela de observação, onde chegou a partir um interruptor de alarme.
Confrontado com estes factos, o presidente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional, Frederico Morais, confirmou a tentativa de fuga.
O responsável sublinhou que a "enorme falta de guardas está a pôr em causa a segurança das cadeias e, por consequência, da população".
"O Sindicato tem alertado o Governo para as consequências graves que possam vir a acontecer devido à falta de segurança nos estabelecimentos prisionais", disse Frederico Morais, sublinhando ainda que espera que não seja necessária uma "catástrofe para se tomarem medidas para reforçar a segurança das cadeias, que são o último reduto da segurança nacional".
Leia Também: Recluso não acata ordem e agride guarda prisional em Angra do Heroísmo
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com