Meteorologia

  • 05 DECEMBER 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 19º

Magna Araújo Amorim vence prémio europeu para aspirantes a jornalistas

A estudante de Ciência da Comunicação Magna Araújo Amorim, natural de Vila Nova de Cerveira, é uma das três vencedoras de prémio europeu Megalizzi - Niedzielski, que distingue aspirantes a jornalistas, foi hoje anunciado em Bruxelas.

Magna Araújo Amorim vence prémio europeu para aspirantes a jornalistas
Notícias ao Minuto

19:42 - 09/10/24 por Lusa

País Jornalismo

"Confesso que estava à espera deste prémio. Fiz toda uma campanha para que tal fosse possível, contando com a ajuda de amigos, familiares e colegas de trabalho, especialmente com divulgação do meu trabalho nas redes sociais", contou.

 

A jovem de 20 anos, que também trabalha no estúdio criativo ADVERSA, venceu na categoria de fotojornalismo, arrecadando 65% dos votos do público, com uma fotografia da construção da nova linha rosa do Metro do Porto.

"Para além de ter recebido uma estatueta de uma jovem a fotografar, recebi ainda uma viagem pela Europa de duas semanas, paga pela Comissão Europeia, com destino ainda desconhecido. Fui também premiada com uma máquina fotográfica da Canon", referiu.

À agência Lusa, a jovem explicou que escolheu fotografar a construção da nova linha rosa do Metro do Porto por acreditar que "os transportes públicos desempenham um papel crucial numa cidade moderna".

"Não se trata apenas de facilitar o dia-a-dia das pessoas, mas também de promover uma mobilidade mais sustentável e responsável. No Porto, a nova linha do metro vai ligar zonas importantes da cidade, tornando-a mais acessível para todos", justificou.

Segundo Magna Araújo Amorim, que espera tornar-se fotógrafa profissional, com as suas fotos procurou mostrar como estas infraestruturas são fulcrais para o futuro das cidades.

"São essenciais para transformar o Porto numa cidade mais sustentável e preparada para os desafios ambientais", disse.

Para além de Magna Araújo Amorim (Portugal), venceram ainda o prémio Megalizzi-Niedzielski deste ano Neza Borkovic (Eslovénia) e Sigrid Hallqvist (Suécia).

Lançado em 2019, o prémio Megalizzi--Niedzielski para aspirantes a jornalistas presta homenagem à memória de Antonio Megalizzi e Bartek Piotr Orent-Niedzielski, dois jovens jornalistas europeus, que morreram na sequência de um ataque terrorista em Estrasburgo, no final de 2018.

Leia Também: Jornalistas? Conselho de Redação da RTP insta Montenegro a retratar-se

Recomendados para si

;
Campo obrigatório