Ricardo Guerreiro é o novo Capitão do Porto de Aveiro
O comandante Ricardo Guerreiro é o novo capitão do Porto e comandante-local da Polícia Marítima de Aveiro, sucedendo a Pedro Costa, que estava a exercer interinamente o cargo, informou hoje a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
© Autoridade Marítima Nacional
A portaria da nomeação do novo capitão, assinada pelo Chefe do Estado-Maior da Armada e AMN, almirante Gouveia e Melo, foi publicada hoje em Diário da República.
Segundo uma nota da AMN, a cerimónia de tomada de posse ocorreu na quarta-feira, no Farol de Aveiro, e foi presidida pelo diretor-geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima, contra-almirante José Vizinha Mirones.
Pedro Costa estava a exercer interinamente o cargo de capitão do Porto de Aveiro, em acumulação com o de Capitão do Porto da Figueira da Foz, desde setembro, após a saída do anterior capitão Vitor Conceição Dias.
Entre 2018 e 2020, o capitão-de-fragata Ricardo Guerreiro foi chefe da divisão de segurança marítima da AMN e, desde essa data e até 2023, esteve como adjunto da Marinha, na Missão Militar junto da NATO e União Europeia (MILREP), em Bruxelas, Bélgica. Foi condecorado com a medalha de serviços distintos grau prata, em novembro de 2023.
A área de jurisdição da Capitania do Porto de Aveiro abrange a zona da costa, desde o Monte Negro, a sul da Praia de Cortegaça, até à margem sul da lagoa de Mira, bem como os portos, rios, rias e lagoas em toda a Ria de Aveiro e o Rio Vouga até à ponte do caminho-de-ferro, em Cacia.
Leia Também: Encontrado corpo do pescador desaparecido no sábado em Aljezur
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com