Meteorologia

  • 05 DECEMBER 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 19º

GNR de Bragança e Guardia Civil articulam ações de segurança transfronteiriças

A GNR de Bragança e a Guardia Civil (GC) espanhola anunciaram hoje o empenho policial na articulação da cooperação transfronteiriça nas áreas da defesa do património, buscas de pessoas desaparecidas, acidente de trânsito ou crimes como tráfico de droga.

GNR de Bragança e Guardia Civil articulam ações de segurança transfronteiriças
Notícias ao Minuto

04/12/24 17:15 ‧ Há 8 Horas por Lusa

País GNR

Esta tomada de posição aconteceu em Torre de Moncorvo, onde o comando distrital de Bragança e da GNR e os comandantes da Guardia Civil das províncias de Ourense (Galiza), Zamora e Salamanca (Castela e Leão traçaram objetivos comuns.

 

Em declarações aos jornalistas, o comandante territorial da GNR do distrito de Bragança, Lobo de Carvalho, disse que as realidades policiais das regiões de fronteira são diferentes das demais, mas não são menos importantes, em matéria de segurança.

"Temos nestes territórios fronteiriços desafios significativos, que obrigam a uma articulação permanente entre as forças de segurança do Reino de Espanha e de Portugal. A criminalidade não tem fronteiras", vincou o comandante.

Lobo de Carvalho defendeu que é nestas reuniões de trabalho, onde estão presentes os comandantes regionais de ambas as forças policiais ibéricas, que se decidem procedimentos e se aperfeiçoam modalidades de ação, reforçando a cooperação policial que depois vai refletir-se nas populações servidas pela GNR e GC.

Os destaques desta cooperação policial vão para a criminalidade contra o património e contra o meio ambiente e a sinistralidade rodoviária, onde se desenvolvem operações simultâneas.

"Há uma preocupação comum e que tem ver com as pessoas desaparecidas, onde a 'comandancia' da GC de Salamanca tem grande experiência e, visto termos um vasto território de fronteira com uma orografia e um clima complicados, tem de haver cooperação ao longo de todo o ano", indicou o coronel Lobo de Carvalho.

Já o tráfico de droga é outro dos crimes que está na mira da autoridade e que conta com operações bem-sucedidas com permanente vigilância, sendo este procedimento de partilha considerado por ambos os lados como "muito importante".

De acordo com este militar, as forças da GNR e da GC "estão preparadas nesta região de fronteira para atuarem perante os desafios que se vão sucedendo".

Do lado espanhol, o chefe da 'comandancia' da GC de Salamanca, Pedro Merino, avançou que esta cooperação faz parte de um acordo entre as duas intuições [GNR e GC] ao nível nacional.

"Temos um espaço comum que é a raia onde as problemática são comuns ao nível da delinquência. Perante estas situações, duas vezes por ano, sentamo-nos à mesma mesa para partilhar formas de ação para combater esta problemática", vincou o oficial espanhol.

A próxima reunião de cooperação dos comandos territoriais da GNR de Bragança, Guarda e Vila Real com a GC de Orense, Zamora e Salamanca vai decorrer no próximo ano na cidade castelhana de León, mas ainda sem uma data definida.

Estas ações acontecem duas vezes por ano em ambos os países ibéricos, de forma alternada, entre os comandos da GNR e da GC.

Leia Também: Seis detidos em megaoperação da PSP no Porto. Apreendidos 30.000€ e droga

Recomendados para si

;
Campo obrigatório