Observatório de Segurança e Universidade Fernando Pessoa avançam com formação em parceria
Terrorismo e cibercriminalidade, ordem pública e prevenção da criminalidade são algumas das disciplinas do novo curso pós-graduado na área da Segurança que arranca este ano lectivo na Universidade Fernando Pessoa, Porto, numa parceria com o Observatório de Segurança.
© DR
País Curso
“Ordem pública e prevenção da criminalidade, terrorismo e cibercriminalidade, protecção civil e defesa do ambiente, segurança alimentar e saúde pública, segurança e a comunicação social ou vídeo-protecção e segurança comunitária” são algumas das disciplinas da nova pós-graduação sobre Segurança, adiantou à Lusa Manuela Ribeiro, docente do curso de Criminologia da Universidade Fernando Pessoa (UFP).
A cerimónia de assinatura do protocolo de cooperação entre a UFP e o Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT) para o novo curso acontece na próxima quinta-feira, pelas 16h30, dia em que também se assinala a abertura de uma nova delegação do OSCOT no Porto.
Segundo a professora, o curso pós-graduado na área surge da “necessidade imperiosa” de se começar a entender a segurança como “algo global” e não só circunscrito a questões ligadas ao policiamento, mas também porque a UFP tem um curso de Criminologia.
Os destinatários do novo curso são as forças de segurança, mas também interlocutores como os bombeiros, entidades de protecção civil e autarquias, sendo que o número máximo de alunos que a pós-graduação comporta em turmas presenciais é 20, acrescentou Manuela Ribeiro.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com