PGR investiga patrocínio milionário à Sociedade de Andrologia
A Procuradoria-Geral da República (PGR) abriu hoje um inquérito relativamente ao patrocínio que um laboratório que comercializa um medicamento contra a disfunção erétil deu à Sociedade Portuguesa de Andrologia, na sequência de uma participação do Infarmed.
© Lusa
País Disfunção erétil
Em causa está o patrocínio que o laboratório Menarini, que comercializa um medicamento (SPEDRA) contra a disfunção erétil, deu à Sociedade Portuguesa de Andrologia (SPA), o qual terá levantado suspeitas ao Infarmed, que disse ter enviado dados sobre o assunto para o Ministério Público.
Questionada pela Lusa, a PGR confirmou hoje a receção, durante a tarde, no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, de uma participação do Infarmed relacionada com aquela matéria, o que "deu origem a um inquérito".
O caso foi divulgado no Jornal da Noite da SIC de sexta-feira e, segundo este canal, está relacionado com uma campanha da SPA sobre as disfunções sexuais que coincidiu com o lançamento de um novo medicamento para tratar a disfunção erétil, cuja substância ativa é o Avanafil.
A Sociedade Portuguesa de Andrologia terá recebido um milhão e 350 mil euros do laboratório Menarini, valor muito acima do que os laboratórios costumam oferecer em patrocínios.
A atribuição de fundos a entidades ligadas à saúde é uma prática usual e legal, nunca, contudo, os investimentos em campanhas desta natureza atingiram no passado estes valores, costumando ficar pelos 500 ou 600 milhões de euros repartidos por várias entidades.
Além de pagar a campanha, o laboratório pagou também à Sociedade Portuguesa de Andrologia uma avença mensal para gerir o site da campanha Eu Controlo.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com