Brasil precisa de "10 juízes" como Moro para combater "crise de moral"
A vereadora no Rio de Janeiro Teresa Bergher, nascida em Portugal, considera que a crise mais grave que atinge o Brasil é a "crise de moral" e defende que o país precisa de "mais 10 juízes" como Sérgio Moro.
© iStock
País Vereadores
Responsável na prefeitura do Rio de Janeiro pela assistência social e direitos humanos, a vereadora vê diariamente muitos casos de pobreza, numa altura em que o Brasil atravessa "uma crise económica séria, grave", e que deixou a cidade perto da falência.
Mas, para Teresa Bergher, nascida em Viseu e a viver no Brasil desde os 10 anos de idade, "a crise maior que atravessa o país é a crise de moral".
"Se conseguirmos vencer essa crise de moral, temos tudo, tudo para resolver a crise económica, que é muito menos grave que a crise de moral", considerou, em entrevista à Lusa.
Teresa Bergher aponta o exemplo do juiz federal Sérgio Moro, que tem em mãos vários processos da operação Lava Jato, que investiga um dos maiores esquemas de corrupção no Brasil, envolvendo a petrolífera Petrobras.
"Está a fazer um trabalho tão bonito, tentando moralizar o nosso país. Precisávamos de mais 10 juízes como ele", defendeu, comentando: "Estamos a ver resultados, vemos políticos e empresários a serem punidos e a serem presos".
Para a vereadora portuguesa, é necessário "combater a corrupção todos os dias", incluindo aquele cidadão que pede ao guarda "para aliviar uma multa".
"A sociedade tem de ser consciencializada de que não é assim", sustentou.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com