Alunos com NEE em condições de ingressar no Superior em Castelo Branco
O Gabinete de Apoio ao Estudante com Necessidades Educativas Especiais (GAENEE) do Politécnico de Castelo Branco estima que 13 a 20 estudantes dos agrupamentos de escolas do distrito estão em condições de ingressar no ensino superior, foi hoje anunciado.
© Wikimedia Commons
País Inclusão
Em comunicado enviado à agência Lusa, o politécnico explica que, de acordo com um levantamento efetuado pelo GAENEE, todos os agrupamentos de escolas e escolas secundárias do distrito de Castelo Branco possuem alunos com necessidades educativas especiais, estimando-se que "cerca de 13 a 20 estudantes estejam em condições de ingressar no ensino superior".
"A criação deste gabinete era uma pretensão antiga e constituía um objetivo consagrado no plano estratégico da instituição para o quadriénio 2015/1018, uma vez que é muito importante garantir a plena inclusão e a igualdade de oportunidades de todos os alunos que nos procuram", refere o presidente do IPCB, Carlos Maia, citado na nota.
O GAENEE, criado em 2015, reuniu-se recentemente com quase todos os responsáveis dos estabelecimentos de ensino secundário do distrito que têm alunos em condições de ingressar no ensino superior.
O objetivo da reunião foi a apresentação dos serviços e apoios do politécnico na inclusão destes alunos e manifestar total disponibilidade para questões relacionadas com o ingresso, acesso e acompanhamento dos alunos com NEE.
Carlos Maia adianta que as instituições de ensino superior criaram mecanismos de inclusão dos alunos com NEE, pois a legislação que estabelece as diretrizes de inclusão e apoio é inexistente a partir do 12.º ano de escolaridade.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com