Problema da seca está "muito minimizado" mas voltará a acontecer
O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, informou hoje que o problema da seca este ano "está muito minimizado", mas tem a certeza que os períodos de seca voltarão a afetar Portugal
© Global Imagens/Orlando Almeida
País João Matos Fernandes
Depois de na sua intervenção na apresentação oficial do Programa Casa Eficiente 2020, em tom humorado, ter garantido que podia prometer mais épocas de seca, aos jornalistas acrescentou "não ter a mais pequena dúvida que voltarão a existir secas em Portugal".
"De facto, para este ano, o problema está muito minimizado, mas essa não é a razão para nós deixarmos de perceber que a água é mesmo um recurso escasso. Este ano não temos qualquer expectativa de ter uma forte restrição, no que ao consumo de água diz respeito", referiu.
O ministro insistiu ainda que a água tem de ser usada da forma mais racional possível.
No início de abril, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anunciou que Portugal teve o segundo mês de março mais chuvoso desde 1931 e que, assim, se assistiu ao "final da situação de seca meteorológica que se verificava desde abril de 2017".
Apenas uma pequena região no sotavento algarvio ainda se encontrava na classe de seca fraca, acrescentava o comunicado do IPMA.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com