Câmara do Porto aceita parceria com Governo para obras em centro de saúde
A Câmara Municipal do Porto mostrou-se hoje disponível para estabelecer um protocolo com o Ministério da Saúde para melhorar as instalações "precárias" da Unidade de Saúde de Azevedo de Campanhã, adiantou o vereador da Habitação e Coesão Social.
© iStock
Política Vereadores
No final da reunião pública do executivo municipal, em declarações aos jornalistas, Fernando Paulo adiantou que, após uma visita à unidade de saúde, verificou que as instalações são "bastante precárias", havendo inclusivamente áreas onde poderá haver focos de insalubridade.
"Falamos com a senhora diretora do ACES [Agrupamento de Centros de Saúde] e agendamos uma reunião com a ARS [Administração Regional de saúde] do Norte para disponibilizar a colaboração da câmara para ser parte da solução na resolução do problema ao nível do edificado", explicou.
Salientando que a autarquia não tem responsabilidade direta, Fernando Paulo reforçou que a câmara está disponível para ser "parte da solução", porque a unidade de saúde exige uma "resposta rápida".
Fernando Paulo recordou que esta não é primeira vez que a autarquia estabelece parcerias com o Ministério da Saúde, depois de em 2016 ter assumido o encargo de construir a nova Unidade de Saúde de Ramalde, tendo, por seu turno, o Governo acordado requalificar a Unidade de Saúde da Batalha e construir o novo Centro de Saúde de Campanhã.
O vereador ressalvou que a câmara poderá assumir as instalações do centro de saúde, exigindo em contrapartida a melhoria da oferta dos serviços de saúde à população, nomeadamente ao nível da saúde oral.
A população servida por este centro de saúde carece de alguma "vulnerabilidade", disse, acrescentando que os serviços de saúde não devem só tratar as doenças, mas criar condições para que as pessoas adotem estilos de vida saudáveis e concebam programas de acompanhamento de idosos e jovens.
Fernando Paulo ressalvou que as atuais instalações do centro de saúde são limitativas para que possa disponibilizar outros serviços.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com