O líder do Chega, André Ventura, respondeu este sábado às críticas do presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, após ter sido apelidado de ser um "monstrinho que representa o pior do sistema" e um "mentiroso e cobarde".
"Como não rir de Isaltino Morais a dizer que eu sou o pior do sistema, que sou um monstro e um pequeno ditador?", começou por questionar André Ventura num vídeo partilhado nas redes sociais, que pode ver na galeria acima.
O líder do Chega disse "compreender que esta malta esteja com muito medo" que o seu partido ganhe as eleições por causa "daquilo que lhe vai acontecer".
E explicou: "Porque, de facto, num certo sentido, eu sou um monstro. Eu sou o terror dos corruptos que nos andaram a roubar durante estes anos todos e que nos continuam a roubar".
Ventura reiterou a ideia de que o lugar de Isaltino Morais é a "prisão" e defendeu que o "país está farto" de quem "andou sempre a roubar e passou impune".
"O doutor Isaltino, como muitos outros - como os 'Sócrates' destas vidas - são exemplos disso. Por isso, eu sou um monstro para ele. Mas ainda bem. Eu estou a lutar por vocês, pelo povo português, contra estes corruptos", atirou.
"Andrézito, não passas de um monstrinho que representa o pior do sistema", acusou Isaltino Morais
Na noite de sexta-feira, Isaltino Morais partilhou um vídeo nas redes sociais, com duras críticas a André Ventura.
"Andrézito, não passas de um monstrinho que representa o pior do sistema. Mas, sabes, antes de poderes pisar toda a gente, terás de bater de frente com todos os que têm coragem de te dizer o que és. És um mentiroso e um cobarde quue enfrenta o povo rodeado de seguranças, que se faz de forte com os imigrantes enquanto a polícia de protege. Mentiroso e cobarde. Andrézito, o populismo vai ter de enfrentar os democratas com coragem para te combater. Não passarás, Andrézito, não passarás", atirou Isaltino Morais.
Como começou a polémica?
A troca de acusações começou no início desta semana, quando Isaltino Morais participava num debate na CNN Portugal e foi questionado sobre a candidatura de André Ventura à Presidência da República.
O autarca não poupou críticas e acusou o líder do Chega de ser "a reencarnação do pior que o sistema tem" e um "mentiroso compulsivo".
"O doutor André Ventura mente sem vergonha nenhuma e descaradamente. E as pessoas acham que aquilo é talento", atirou.
Para Isaltino Morais, Ventura é "daqueles que atira pedradas antes que lhe atirem a ele" e "ainda pode vir a ser preso se as instituições judiciárias cumprirem o seu poder".
Em resposta, André Ventura escreveu nas redes sociais: "Se o Chega mandasse, corruptos como tu estavam na cadeia. E não sairiam de lá tão depressa".
Numa outra publicação, Ventura defendeu que, se um dia for preso, será por defender as suas "ideias" e o país e "não por ter roubado o erário público", referindo-se à condenação de Isaltino Morais por crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais.
Já através da página oficial do Chega foi partilhada uma publicação onde se lê que "se o Chega governasse Portugal, Isaltino Morais não andaria a passear-se pelas televisões" e que "o único passeio que faria seria entre a cela e o pátio da prisão".
No vídeo divulgado na sexta-feira, Isaltino Morais fez questão de responder às ameaças de Ventura: "Estás nervoso, Andrézito? Estás habituado a intimidar jornalistas e adversários. Achas que metes medo? Aqui ninguém tem medo de ti. Ainda por cima vens dizer que, se fosses primeiro-ministro, prendias-me? Mau, és mesmo ditador".
O autarca de Oeiras alertou ainda que, se o Chega chegar ao governo, "acaba o estado de direito e a independência dos tribunais".
Leia Também: Isaltino atira-se a Ventura: "Andrézito, não passas de um monstrinho"