"Olá, Mercúrio". Há mais imagens do planeta mais pequeno do sistema solar
A missão BepiColombo, da ESA e da japonesa Jaxa, planeia sobrevoar Mercúrio seis vezes antes de entrar em sua órbita em 2025.
© ESA
Tech Espaço
Depois de ter partilhado a primeira imagem de Mercúrio, a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) divulgou mais fotografias captadas ao menor e mais desconhecido planeta do sistema solar.
"Aqui estão mais algumas primeiras impressões incríveis", pode ler-se na publicação da missão BepiColombo, que mostra outras duas perspetivas do planeta Mercúrio.
A primeira fotografia divulgada foi tirada às 23h44 (00h44 em Lisboa), quando a sonda estava a 2.418 quilómetros de Mercúrio, embora a aproximação mais próxima tenha ocorrido dez minutos antes, quando estava a cerca de 199 quilómetros de distância. A fotografia que ilustra o artigo foi tirada pelas 23h40. "Nascer do sol em Mercúrio", escreveu a ESA na legenda da imagem.
Hello Mercury! 🤩
— BepiColombo (@BepiColombo) October 2, 2021
One of our first views of #Mercury, taken ~10mins after close approach. More details and images to follow later today! https://t.co/6CH9vE8Z0f#MercuryFlyby #ExploreFarther pic.twitter.com/hguRQbOGi5
A missão BepiColombo, lançada em 2018, estudará essas características quando estiver em órbita ao redor do planeta.
A missão BepiColombo, da ESA e da japonesa Jaxa, planeia sobrevoar Mercúrio seis vezes antes de entrar em sua órbita, prevista para 2025.
A missão terá a duração de sete anos e pretende entender a origem e evolução do planeta, que já foi visitado duas vezes pelos navios americanos Mariner 10 (1973) e Messenger (2004).
Nos próximos anos, a missão irá analisar sua magnetosfera, sua estrutura interna, os fenómenos químicos da superfície e a geração do campo magnético do planeta mais próximo do sol, o que tem exigido enormes ajustamentos na trajetória para que a sonda não seja engolida pela força da gravidade da estrela central do sistema solar.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com