Astronautas em risco depois de Rússia disparar míssil antissatélite
A tripulação foi obrigada a preparar-se para uma evacuação de emergência nas naves atracadas à da Estação Espacial.
© Shutterstock
Tech Espaço
Os astronautas da Estação Espacial Internacional foram obrigados a preparar-se para uma evacuação de emergência depois de a Rússia ter, de acordo com os EUA, disparado um míssil antissatélite.
A Estação Espacial não terá sido danificada mas os astronautas tiveram de se abrigar nas naves espaciais atracadas. A agência espacial russa apressou-se em assegurar que a segurança da tripulação da Estação Espacial é a sua “principal prioridade”, mas os EUA consideraram este disparo "perigoso e irresponsável".
O secretário de estado dos EUA, Atony Blinken, partilhou um comunicado onde explica que o míssil antissatélite foi disparado contra um dos satélites russos, o que gerou lixo espacial que poderia ter ameaçado a integridade da Estação Espacial. "Este teste gerou até agora mais de 1.500 fragmentos orbitais e provavelmente vai gerar centenas de milhares de fragmentos mais pequenos”, notou Blinken.
O administrador da NASA, Bill Nelson, também se pronunciou sobre o caso na respetiva página de Twitter (abaixo). "É impensável que a Rússia coloque em risco não apenas os astronautas americanos e os parceiros internacionais da Estação Espacial Internacional, mas também os seus próprios cosmonautas”, escreveu Nelson.
Debris generated by the dangerous Russian ASAT test caused ISS astronauts and cosmonauts to undertake emergency procedures for safety.
— Bill Nelson (@SenBillNelson) November 15, 2021
It's unthinkable that Russia would endanger not only intl partner astronauts on the ISS but also their own cosmonauts. https://t.co/8VKJxon9mW
Leia Também: O Snoopy será o primeiro 'tripulante' do novo foguetão da NASA
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com