Ir a restaurante à última hora? A NoSho é a app para si
A aplicação começou como um ‘chatbot’ na Telegram e, desde então, foi vencedora de um programa de aceleração da Startup Lisboa em 2020. O Notícias ao Minuto convida-o a experimentar esta app, que de momento está disponível apenas por convite.
© iStock
Tech NoSho
Decidir ir jantar fora à última hora envolve muitas vezes múltiplas ligações à procura de uma mesa livre ou até ficar à espera largos minutos (senão mesmo horas) à porta do restaurante. Uma aplicação, de nome NoSho, pretende acabar com este processo e apresenta um conceito simples e que já lhe valeu a vitória de um programa de aceleração da Startup Lisboa em 2020.
O conceito da NoSho foi criado por Salvador Rodrigues e Tânia Figueiredo e começou por ser testado como um ‘chatbot’ na app Telegram, acabando por ter direito a uma aplicação própria. Através de um mapa e serviço de localização GPS, a aplicação consegue mostrar aos utilizadores quais os restaurantes nas imediações (representados com um ‘pin’)com mesa livre - permitindo efetuar diretamente uma reserva.
A aplicação da NoSho ainda permite selecionar os restaurantes favoritos, ativar/desativar notificações para o caso de surgirem vagas e outras funcionalidades que ajudarão a tornar a experiência mais completa e fluída.
O facto de ser possível encontrar lugar livre num restaurante à última hora já seria um conceito merecedor de atenção, mas a NoSho também consegue ser útil para os donos de restaurantes. Dado que ainda há muita gente que faz reservas e não aparece, os restaurantes podem indicar na NoSho que há lugares livres, fazendo saber a potenciais clientes que são bem-vindos.
Ver esta publicação no Instagram
Entre os restaurantes já presentes na NoSho encontramos nomes bem conhecidos da cidade de Lisboa, nomeadamente o Ajitama, a Feitoria, o Lés a Lés, o Memória e o Dona Beija. Os restaurantes disponíveis são selecionados pela própria NoSho, com um critério de escolha que os distribui entre três categorias: ‘Fine Dining’, Cozinha de Autor e Cool.
Tal como os restaurantes, nem todos os utilizadores conseguem usar a NoSho neste momento, pelo que a aplicação funciona por um sistema de convite que se destina a manter um equilíbrio entre oferta e procura.
Posto isto, a NoSho enviou um código que os primeiros cem interessados podem usar para instalarem a app tanto em telemóveis Android como iOS. Ao instalarem a app, só têm de introduzir o código NAOM e começar a usar a NoSho.
[Notícia atualizada]
Leia Também: Conheça as apps com mais downloads de 2021
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com