Phishing: Especialista alerta para erros que todos cometemos no Facebook
A proteção de dados é um assunto crucial nas nossas vidas e estes são de cada vez mais fáceis de 'roubar'. Saiba o que está a fazer que o pode deixar vulnerável a fraudes online.
© Reuters
Tech Dados
A proteção de dados é cada vez mais fundamental nas nossas vidas com o crescimento da tecnologia. Estamos constantemente a um clique de sermos alvo do cibercrime ou de um hacker nos aceder à conta bancária, por exemplo. Mas como nos podemos proteger? Judy Heft, especialista em organização financeira há mais de 26 anos publicou um artigo de opinião no International Business Times, esta terça-feira, que desvenda os erros que todos cometemos e que nos deixam mais vulneráveis a um golpe.
Por exemplo, os inofensivos testes sobre com que personagem da Disney mais se parece, por exemplo, que tantas vezes nos surgem na nossa cronologia do Facebook... Bem, de inofensivos têm muito pouco.
Estes testes conseguem, de forma subtil, arrancar-lhe informações pessoais que, de outra forma, talvez não daria.
"Às vezes, conseguem o que querem redirecionando-o para um site que baixa códigos maliciosos para o seu computador", explica a especialista.
Outras vezes, estes testes pedem aos usuários que respondam a uma série de perguntas pessoais, desde o nome do primeiro animal de estimação, o nome de solteira da mãe ou a cidade em que cresceram.
Este método, conhecido por 'pishing', caracteriza-se por ser usada para enganar usuários e obter informações pessoais sobre o mesmo, de forma a cometer as fraudes eletrónicas.
Informações como a morada, a data de nascimento ou outros dados recolhidos nestes questionários, podem ajudar hackers a resolver questões de segurança usadas como autentificadores para proteger a sua conta bancária.
Judy alerta que o melhor é evitar os questionários nas redes sociais para evitar ser apanhado online por um "golpista".
A especialista em organização financeira explica ainda que para evitar o roubo de identidade é bom ser cauteloso ao criar perfis em sites nunca antes visitados, aconselhando ainda a manter fotos do interior de sua casa fora das redes sociais.
Heft deixou alguns conselhos para se proteger: "desconfie de ter que entrar ou criar um perfil em sites que nunca esteve antes; mão mostre os rostos dos seus filhos; não partilhe demais as suas emoções; mantenha alguns espaços de sua casa privados e não exiba as suas coisas uma vez que as pessoas podem fazer muitas suposições precisas sobre você com base no que possui; se começar a perder amigos, aplicações antiéticas e “fraudulentas” podem estar na origem; “amigos de amigos” é uma opção no Facebook para anunciantes".
Leia Também: Facebook decidiu encerrar mais um dos seus serviços
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com