Estudo acusa Xiaomi e Oppo de instalarem 'spyware' nos telemóveis
Três das marcas visadas estão entre as mais vendidas na China.
© Shutterstock
Tech Privacidade
Um estudo levado a cabo pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, e pelo Trinity College Dublin, na Irlanda, diz que os telemóveis de algumas das marcas chinesas mais populares estão recheados de software capaz de espiar os utilizadores.
Os investigadores em questão dizem ter realizado uma análise aprofundada a topos de gama pertencentes à Xiaomi, à Oppo e à OnePlus - não só às apps que estão pré-instaladas, como também aos servidores aos quais estes telemóveis se ligam.
A conclusão foi de que são enviadas múltiplas informações pessoais sobre os utilizadores destes telemóveis para a fabricante e também para operadores de telecomunicações na China.
“Tudo somado, as nossas descobertas pintam um quadro preocupante do estado da privacidade dos utilizadores no maior mercado Android e enaltecem a necessidade urgente para controlos de privacidade mais apertados para melhorar a confiança das pessoas comuns nas empresas tecnológicas, muitas das quais são parcialmente detidas pelos por governos”, pode ler-se no estudo em questão.
Leia Também: Topo de gama da Xiaomi está mais próximo da Europa
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com