Novo sistema europeu de partilha de dados de Saúde arranca em Lisboa
O Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) lidera um consórcio de 26 entidades. Os cidadãos e as organizações de Saúde poderão partilhar dados, "não só entre os diferentes países da União Europeia, mas também entre os sistemas públicos e os operadores privados e do setor social dentro de cada país"
© ISCTE
Tech Dados
O Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) lidera um consórcio de 26 entidades que vai criar um sistema europeu de partilha de dados de saúde entre os vários Estados-membros e os setores público, privado e social de cada país.
O consórcio XpanDH contratou com a Comissão Europeia criar um formato comum de partilha de dados de Saúde de forma segura e clinicamente útil.
Liderado pelo ISCTE, e coordenado pelo português Henrique Martins, este projeto irá desenvolver nos próximos dois anos um novo ecossistema informático.
Segundo comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, os cidadãos e as organizações de Saúde poderão partilhar dados, "não só entre os diferentes países da União Europeia, mas também entre os sistemas públicos e os operadores privados e do setor social dentro de cada país".
“Este projeto XpanDH reúne os mais conceituados especialistas europeus em dados de saúde para criarem um ambiente de interoperabilidade sustentável e escalável em toda a União Europeia”, afirma Henrique Martins, coordenador do XpanDH.
“Essa nova capacidade de diferentes sistemas informáticos trocarem dados sem esforço para os profissionais clínicos que os utilizam irá permitir que qualquer cidadão – seja trabalhador imigrante, estudante em Erasmus ou turista – possa ser atendido em qualquer instituição de saúde, pública ou privada, na sua terra ou numa cidade no outro lado da Europa, com acesso aos mesmo dados do seu historial clínico”.
O XpanDH é um projeto que integra o Horizon Europe, programa para o financiamento da investigação e da inovação na União Europeia.
Leia Também: Angola vai investir mais de 80 milhões na primeira nuvem nacional
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com