'Hackers' atacam site de colégios sob investigação
O site do grupo GPS, responsável por 26 colégios privados que recebem financiamento do Estado, foi atacado esta terça-feira por um grupo ligado ao coletivo Anonymous, revela o Público.
© DR
Tech Anonymous
Um grupo ligado ao coletivo Anonymous terá atacado o site do grupo GPS, que gere 26 colégios privados que recebem financiamento estatal, revela o Público.
No ataque, os hackers substituíram o fundo da página principal do site por uma imagem associada à frase “liberdade de expressão”, tendo publicado posteriormente no Facebook imagens da página principal do site do grupo GPS inacessível.
No site do grupo,os hackers terão ainda acrescentado as razões por trás do ataque: “um dos maiores grupos de escolas privadas do país recebeu, só este ano, cerca de 25 milhões de euros de financiamento do Estado. Este é o pagamento por manter colégios onde alegadamente não existe capacidade do ensino público”, revela o Público.
Além das mensagens foram também publicadas imagens de António Calvete, atua presidente do conselho de administração do grupo, e ainda de José Manuel Canavarro ex-secretário de Estado da Educação e atual deputado do PSD, que terá sido também consultor do grupo e que viu a sua casa ser alvo de buscas por parte da Polícia Judiciária (PJ).
Recorde-se que em janeiro a PJ levou a cabo buscas nas instalações do grupo, por suspeitas de burla, corrupção, peculato e branqueamento de capitais. Já em fevereiro, a Fenprof avançou com uma queixa-crime contra o grupo junto da Procuradoria-Geral da República por considerar que existiam “indícios de prática dos crimes de peculato, participação económica em negócio e abuso de poder”.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com