Meteorologia

  • 24 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 22º

"Mudou a minha vida". Paciente da Neuralink já joga xadrez com o cérebro

Nolan Arbaugh tem 29 anos e ficou paralisado do pescoço para baixo quando, há oito anos, teve um acidente de viação. Foi a primeira pessoa a ser submetida à cirurgia para ter um ‘chip’ implantado no cérebro.

"Mudou a minha vida". Paciente da Neuralink já joga xadrez com o cérebro

A Neuralink de Elon Musk anunciou no começo do ano que tinha começado a testar um dos seus ‘chips’ no cérebro do primeiro paciente humano. Agora, a empresa partilhou um vídeo que serve não só para atualizar os interessados no processo, como também para demonstrar as capacidades da tecnologia.

A demonstração foi feita por via de uma transmissão em direto na rede social X (ex-Twitter), onde é possível ver Nolan Arbaugh, de 29 anos, a interagir com um computador apenas com comandos do próprio cérebro. Sublinhar que Arbaugh ficou paralisado do pescoço para baixo depois de um acidente de viação há oito anos.

No vídeo Arbaugh refere que já conseguiu jogar xadrez no computador e também o jogo de estratégia ‘Civilization VI’. O paciente notou durante a transmissão que não teve qualquer problema com a cirurgia em que o ‘chip’ foi implantado, adiantando todavia que teve mais dificuldades em diferenciar “movimento imaginado e tentativa de movimento” para começar a interagir com uma interface de computador.

“Não é perfeito, diria que já tivemos algumas questões”, contou Arbaugh. “Não quero que as pessoas pensem que este é o fim da jornada. Há muito trabalho para ser feito, mas já mudou a minha vida”.

Leia Também: Inquérito revela fraco interesse nos implantes cerebrais de Elon Musk

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório