DE-CIX disponibiliza serviços de interconexão no Centro de Dados de Sines
A DE-CIX, que tem atividade na operação de pontos de troca de tráfego de Internet (Internet Exchange Points -- IXP), anunciou hoje que já disponibiliza serviços de interconexão no Centro de Dados de Sines (Sines DC).
© Reuters
Tech Dados
Trata-se do "maior 'campus' de 'data centers' [centro de dados] da Europa, com 1,2 GW de capacidade energética para servidores de IT, localizado em Portugal", refere a empresa, em comunicado.
Este novo ponto de presença (PP) na instalação neutra desenvolvida pela Start Campus "marca uma expansão significativa da presença da DE-CIX em Portugal", uma vez que "a extensão da plataforma distribuída DE-CIX de Lisboa para Sines apoiará a digitalização das empresas locais, proporcionando acesso a interconexão de alto desempenho e conectividade à 'cloud', além de fortalecer os clientes atuais e futuros da DE-CIX com maior diversidade geográfica, resiliência e desempenho de rede".
Posicionada na extremidade sudoeste da Europa, o que é estratégico, "Sines tem-se tornado um centro crucial de conectividade intercontinental", recorda a empresa.
"Apresentando todas as características para o desenvolvimento de um ecossistema robusto de dados -- tais como infraestrutura, estação de amarração do cabo submarino Ellalink, rede terrestre diversificada e de elevada resiliência, e, agora, presença de IXP, com a implantação da DE-CIX no SINES DC --, a região de Sines encontra-se bem posicionada para se tornar um ponto de troca vital relativamente ao tráfego de dados que atravessa o Atlântico", prossegue.
Espera-se que, nos próximos anos, com a implementação de vários cabos na zona, "a conectividade direta de Sines com a América do Norte, Sul da Europa, África e Médio Oriente será melhorada, solidificando-se o papel de Sines como portal digital global".
"Estamos entusiasmados por anunciar que a DE-CIX está agora pronta para operar no SINES DC", afirma Theresa Bobis, diretora regional do Sul da Europa na DE-CIX, citada em comunicado.
Para a responsável, "Sines está na iminência de se tornar um centro crucial para diversos sistemas submarinos, interconectando e servindo o Sul da Europa, com maior alcance para África e outros mercados europeus".
Por isso, "expandir a nossa presença no Sul da Europa para Sines aumentará a conectividade para Portugal e mais além", remata.
"Receber a DE-CIX no nosso SINES DC representa um marco significativo e testemunho da crescente importância de Sines como um centro de conectividade. Destaca-se que o centro de gravidade dos dados está a mover-se mais para o sul na Europa", considera, por sua vez, Robert Dunn, presidente executivo (CEO) da Start Campus, também citado no comunicado.
"Agora os clientes poderão ter acesso ao principal operador de Internet Exchange do mundo, bem como ao maior ecossistema de interconexão nas nossas instalações, garantindo que o tráfego local permanece local e que os dados globais são roteados de forma mais eficiente", acrescenta.
Esta parceria "exemplifica a nossa missão de fomentar um ecossistema digital robusto e de alta densidade dentro e ao redor do nosso 'data center'", conclui Robert Dunn.
A DE-CIX destaca que "com 1,2 GW de acesso à rede elétrica totalmente garantidos, o SINES DC é agora o maior 'data center' em desenvolvimento na Europa, com o seu primeiro edifício, 'SIN01', pronto para canalizar o tráfego IX".
Atendendo à importância de Portugal como centro digital, a primeira edição da conferência Atlantic Convergence terá lugar de 01 a 03 de outubro, em Lisboa, reunindo especialistas em infraestrutura digital com vista à discussão do futuro da conectividade pan-atlântica.
"Juntamente com este evento, a DE-CIX publicará um novo estudo, no dia 02 de outubro, durante a Atlantic Convergence, intitulado 'A Península Ibérica: Um mega 'hub' regional de próxima geração'", adianta a DE-CIX.
Leia Também: IA vai eliminar empregos e criar “distopia económica”, diz Vinod Khosla
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com