Avião movido a energia solar SI2 aterrou na Índia
O avião Solar Impulse 2 (SI2) aterrou em Ahmedabad, principal cidade do Estado de Gujarat, na Índia, hoje à tarde, completando a segunda das 12 etapas da sua digressão mundial.
© Reuters
Tech Hoje
O SI2, que partira de Mascate, capital do sultanato de Omã, fez a viagem em menos de 16 horas, tendo aterrado às 23:25 locais (17:55 em Lisboa), o que valeu ao piloto, Bertrand Piccard, uma salva de palmas na sala de controlo do aeroporto internacional Sardar Vallabhbhai Patel, em Ahmedabad.
Bertrand Piccard fez a viagem na companhia do seu colega de aventura, André Borschberg, tendo voado sobre todo o Mar da Arábia num percurso de 1.465 quilómetros.
O Solar Impulse 2, movido inteiramente a energia solar, descolou na segunda-feira de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, marcando o início da primeira volta ao mundo de uma aeronave unicamente movida a energia solar.
O SI2 é alimentado por mais de 17.000 células solares que revestem as suas asas de 72 metros, mais compridas do que as de um Boeing 747 e quase tão compridas como as do Airbus A380 mas, por ser concebido em fibra de carbono, este avião pesa apenas 2,5 toneladas, menos de 1% do peso de um A380.
A volta ao mundo do avião experimental é o culminar de 12 anos de investigação realizada por André Borschberg e Bertrand Piccard que, além da exploração científica, procuram transmitir uma mensagem política, encorajando a substituição de tecnologias poluentes por outras que utilizem energias limpas e renováveis.
A aeronave deve fazer escalas na Birmânia e na China antes de atravessar o Pacífico em direção ao Havai, nos Estados Unidos, onde os pilotos se irão dirigir ao Arizona e, depois, a Nova Iorque, cruzando em seguida o Atlântico rumo à Europa ou Marrocos, antes de encerrar a viagem em Abu Dhabi, no final de julho.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com