Rússia anunciou planos para construir estação espacial orbital
A Rússia anunciou hoje planos iniciais para construir uma nova estação espacial orbital em conjunto com a agência espacial norte-americana (NASA), substituindo a atual Estação Espacial Internacional, que deverá funcionar até 2024.
© DR
Tech Intenção
A Rússia e a NASA acordaram recentemente manter em funcionamento, e continuar a financiar, a Estação Espacial Internacional até 2024, mas havia dúvidas em relação aos futuros projetos espaciais conjuntos, com as relações entre Moscovo e os Estados Unidos a caírem para mínimos pós guerra Fria, devido ao conflito na Ucrânia.
"A Roscomos [agência espacial russa], em conjunto com a NASA, vai trabalhar no programa de uma futura estação orbital", afirmou o responsável pela Roscosmos, Igor Komarov, citado pela agência de notícias russa Interfax.
Igor Komarov fez o anúncio ladeado pelo administrador da NADA Charles Bolden, no cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.
"Concordámos que o grupo de países que faz parte do projeto da Estação Espacial Internacional irá trabalhar no projeto de uma nova estação orbital", afirmou Igor Komarov.
O responsável pela agência espacial russa referiu que o projeto será "aberto" e poderá incluir países que não estão envolvidos na Estação Espacial Internacional.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com