Internet vai a votos hoje no Parlamento Europeu. Saiba o que pode mudar
Se for aprovada, as operadoras de internet poderão dar preferência a determinados sites em detrimento de outros.
© DR
Tech Tráfego
Vai hoje a votos no Parlamento Europeu a Lei da Neutralidade de Internet, que pode mudar radicalmente a forma como usamos a rede. Mais interessante é que, a ser aprovada, esta lei pode criar dois patamares de internet e sérios abismos entre sites e serviços.
Como nota o Wired, o objetivo desta lei é manter a internet aberta e competitiva a todos mas, como nota Electronic Frontier Foundation, “há várias brechas na forma corrente do texto que, se forem resolvidas, podem resultar em proteções limitadas à neutralidade da internet”.
Estas brechas podem ser aproveitadas pelas operadoras de internet de forma ocorrerem abusos, nomeadamente discriminar tipos de tráfego e até permitir às empresas pagar para terem tratamento preferencial, o que criaria dois níveis de internet. Em teoria, sites públicos de universidades e hospitais que não possam pagar seriam muito mais difíceis de aceder, criando assim as chamadas ‘vias rápidas’ para empresas privadas que se disponibilizem a tal.
Contudo parece que nem todas as empresas são a favor desta lei, que pode pôr seriamente em causa “a indústria tecnológica europeia”. Nesta carta aberta elaborada por empresas como a BitTorrent, Kickstarter, Netflix, Reddit, Soundcloud, Tumblr e Wordpress é referido também que esta lei pode “colocar em causa o futuro das inovações de startups e o crescimento económico na União Europeia”.
De momento o que vai a votos hoje no Parlamento Europeu é uma versão prévia da lei final, estando ainda por saber qual o resultado que irá influenciar o futuro da internet no continente.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com