Empresas portuguesas têm projetos inovadores para cidades inteligentes
O evento fi@Coimbra vai reunir investidores e mais de 50 startups europeias com “ideias inovadoras para melhorar a vida urbana”.
© Soul-Fi
Tech Fi@Coimbra
Nos dias 2 e 3 de fevereiro, o Instituto Pedro Nunes, em colaboração com a Câmara Municipal de Coimbra, vão organizar o evento fi@Coimbra que tem como objetivo dar a conhecer a investidores e responsáveis municipais 54 startups europeias, das quais 15 são portuguesas, que estão a desenvolver “produtos e serviços inovadores que possam melhorar a vida nas cidades”.
De todas as participações, a organização deu a conhecer, através de comunicado, algumas das startups portuguesas que participam no evento.
A Space Layer Technologies criou uma aplicação que tem, como objetivo, emitir avisos em tempo real, através de smartphone e web, sobre a qualidade ambiental das cidades. A app combina dados de sensores instalados em veículos em movimento com imagens de satélite de observação da Terra e obtém uma descrição do ambiente urbano “de modo a alertar os cidadãos com problemas respiratórios do perigo de poluição presente em determinadas zonas”.
A Spero também criou uma aplicação que pode ser usada por qualquer pessoa em qualquer lugar para fotografar e reportar todo o tipo de anomalias. O ‘SperoCity’ tem ligação às redes sociais “o que permite partilhar, validar e quantificar automaticamente a importância social” dos cidadãos.
O projeto FI-Sonic “aborda as questões relacionadas com o ambiente sonoro” das cidades. Este sistema é “constituído por uma rede de estações inteligentes de captação, análise e processamento de som interligadas a uma central de supervisão e decisão”.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com