Receberam um milhão com crowdfunding, mas foram à falência
CST-01 é o mais recente dispositivo a ter recebido um grande financiamento através de uma plataforma de crowdfunding, mas que acabou por não resultar.
© Kickstarter / Central Standard Timing
Tech CST
A Central Standard Timing lançou o CST-01, um relógio com ecrã e-ink, no início de 2013. Na altura, no Kickstarter, recebeu mais de um milhão de dólares, mas ninguém vai receber o dispositivo e, pouco provavelmente, o dinheiro que investiu.
O relógio foi ‘arrumado’ no verão de 2015. A equipa esperava vender alguns dos seus ativos para que quem apoiou o projeto recebesse algum dos dinheiro mas, segundo o Slash Gear, apareceram os papéis de falência na página da campanha do Kickstarter, estando acessíveis apenas para quem investiu no projeto.
Numa das notas de atualização no Kickstarter, a empresa diz que teve vários problemas com a fabricação do relógio, com um dos fornecedores a pedir mais 1,05 milhões de euros para fazer o produto.
A página em questão indica que é pouco provável que os ‘backers’ recebam o seu dinheiro de volta. A startup recebeu, durante a campanha, o equivalente a 898 mil euros mas os papéis legais publicados mostram que os ativos da empresa valem apenas pouco mais de 26 mil euros.
Este não é o primeiro caso de um projeto de sucesso que acaba por correr mal. O Zano é um dos projetos que procurou financiamento no Kickstarter e que acabou por falhar. A empresa europeia oferecia um drone e recebeu cerca de três milhões de euros, tendo, no entanto, acabado por falhar.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com