'Ponte' de computadores quânticos pode criar inteligência artificial má
A capacidade de ligar computadores quânticos capazes de realizar cada um cálculos cem milhões de vezes mais rápido abre novas portas para o futuro.
© iStock
Tech Cálculos
Sempre foram conhecidas as grandes possibilidades que os computadores quânticos representavam para o futuro, com os cientistas a terem, todavia, problemas aumentar a dimensão dos mesmos.
Afinal, se apenas um deles é capaz de realizar cálculos a uma velocidade 100 milhões de vezes superior ao de um computador normal, do que será capaz a próxima interação deste modelo? Um grupo de investigadores parece ter encontrado a solução ao criar uma ‘ponte’ para ligar vários computadores quânticos.
“Já se construíram pequenos computadores quânticos. Talvez o primeiro útil não tenha de ser um computador quântico gigântico mas um algomerado de pequenos”, contou o investigador do Laboratório Nacional de Sandia, no estado da Califórnia, Ryan Camacho.
Conta o Daily Mail que esta ‘ponte’ consiste na adição de impurezas a diamante, com os investigadores a utilizarem raios de iões através do qual substituem átomos de carbono no diamante por átomos de silício. Com este método, é possível criar um pequeno espaço no substrato do diamante para permitir a criação desta ponte.
A descoberta da viabilidade deste método abre portas para o desenvolvimento de inteligências artificiais mais poderosas para o futuro, quem sabe permitindo aplicá-las a novas áreas onde sejam capazes de realizar tarefas mais complexas.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com