Encephalophone: Ignore o palavrão. Este instrumento toca-se com o cérebro
Apesar de parecer apenas 'mais uma invenção' os objetivos finais deste 'gadget' são médicos.
© iStock
Tech Invenção
O site The Verge noticiou há dias a chegada de uma invenção que deixará um sorriso em quem odeia ensaiar escalas musicais, mas também daqueles que, por motivos médicos, perderam a capacidade de se expressar desta forma.
De acordo com o veiculado por esta publicação, cientistas descobriram uma forma de fazer com que um instrumento, a que deram o nome de Encephalophone, possa ser 'tocado' com o cérebro.
Mas não se entusiasme ainda. Este aparelho está ainda em fase de testes, tendo sido usado por 15 participantes que, enfiando uma espécie de capacete que lhes lê as ondas cerebrais, viram os seus 'pensamentos' transformados em notas musicais.
Para isso, os utilizadores - no caso as pessoas sujeitas a este ensaio - tiveram de aprender a controlar o dispositivo, que, na prática, faz uma leitura dos sinais emitidos pelo cérebro, por exemplo, quando mexe, abre ou fecha os olhos.
A ideia, diga-se, está ainda em desenvolvimento, mas as expetativas de que possa ser usado, no futuro, para reabilitação de pessoas que tenham perdido funções motoras é grande.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com