Meteorologia

  • 24 NOVEMBER 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 22º
Imobiliário Arrendamento Valpaços já aprovou 12 pedidos para ...

Valpaços já aprovou 12 pedidos para apoio ao arrendamento

A Câmara de Valpaços implementou várias medidas de apoio às famílias carenciadas e numerosas do concelho, que passam pela comparticipação ao arrendamento, já concedida a 12 famílias, isenções na tarifa da água ou bolsas de estudo.

Valpaços já aprovou 12 pedidos para apoio ao arrendamento
Notícias ao Minuto

11:56 - 26/08/14 por Lusa

Casa Autarquia

O presidente da autarquia, Amílcar Almeida, afirmou hoje à agência Lusa que são cada vez mais as pessoas que batem à porta do município a pedir ajuda.

"Temos tido muitos pedidos, desde a simples ajuda para pagamento de uma fatura de eletricidade ou da água, de rendas de casa, desde famílias que me abordam no sentido de que os filhos já não comem há alguns dias", sustentou.

Para dar resposta a algumas destas necessidades, a Câmara de Valpaços implementou um conjunto de medidas que passam pela atribuição de uma comparticipação financeira às famílias carenciadas e numerosas do concelho para as ajudar a pagar a renda de casa.

Amílcar Almeida referiu que, desde abril, já foram aprovadas 12 candidaturas a este apoio, que é dirigido às famílias mais desprotegidas socialmente por razões de desemprego, baixos salários e reformas reduzidas.

Segundo o autarca, esta ajuda é concedida por 12 meses e pode ser renovada.

Para usufruir do apoio, os candidatos devem estar recenseados e residir há mais de três anos no concelho de Valpaços, distrito de Vila Real.

O município comparticipa até 50% do valor da renda que não deverá ultrapassar os 300 euros mensais.

Para quem mais precisa estão ainda disponíveis ajudas para pequenas reparações nas habitações.

O presidente referiu que o município implementou também a tarifa social da água, que atribui isenções aos agregados mais numerosos e carenciados em função dos metros cúbicos de consumo.

E porque o ensino representa "cada vez mais um grande encargo para as famílias", a autarquia decidiu ainda "duplicar" o número de bolsas de estudo atribuídas aos estudantes do concelho.

Depois, para as empresas que criem emprego, o município concede também alguns benefícios fiscais.

"Entendemos que estas medidas são uma forma de facilitar a vida àqueles que ainda, teimosamente, permanecem no território", afirmou Amílcar Almeida.

O autarca mostrou-se preocupado com a perda de população no concelho. "Dantes emigrava o pai, hoje emigra a família toda. Precisamos urgentemente de inverter esta situação", salientou.

Campo obrigatório