Meteorologia

  • 24 NOVEMBER 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 22º

Vai aproveitar a Black Friday? Siga estes conselhos da PSP e evite burlas

Face à ameaça de burlas, as autoridades emitiram uma lista de conselhos que deverá seguir.

Vai aproveitar a Black Friday? Siga estes conselhos da PSP e evite burlas
Notícias ao Minuto

24/11/24 16:23 ‧ Há 2 Horas por Notícias ao Minuto

País Burla

Ainda que vários estabelecimentos já tenham dado início a campanhas de descontos ‘chorudos’ associadas à Black Friday, este dia dedicado ao consumo celebra-se, habitualmente, após o Dia de Ação de Graças, nos Estados Unidos. Este ano, o fenómeno importado decorre a 29 de novembro e, face à ameaça de burlas, a Polícia de Segurança Pública (PSP) emitiu uma lista de conselhos que deverá seguir.

 

"A Black Friday ocorre no dia 29 de novembro de 2024 e é um dia com grande impacto para os consumidores! Mas também poderá significar um aumento nas situações de burla. É essencial entender os riscos associados a estas compras e como evitar situações de burla", escreveram as autoridades, na rede social Facebook.

Para evitar ser vítima de burla, a PSP recomendou a que "planeie as suas compras e pesquise os preços anteriores e as avaliações do site". Além disso, deverá verificar "se o site utiliza o protocolo HTTPS (o cadeado na barra de endereços)" e priorizar "métodos de pagamento seguros". "Evite transferências bancárias diretas" e "verifique as políticas de devolução e troca" são outros dos conselhos.

Mas, afinal, como é pode identificar possíveis burlas? De acordo com a PSP, terá de prestar atenção: 

A sites falsos que imitam sites de marcas conceituadas

As autoridades apontaram que deverá verificar se os sites têm "certificado SSL (Secure Sockets Layer), que pode ser identificado pelo ‘https’ no início do nome de domínio na URL". "Domínios incomuns, como ".promo" ou ".ofertas", poderão indiciar suspeição. Observe erros de gramática ou design no site", alertaram.

A phishing em e-mails e mensagens

A PSP salientou que deverá estar "atento a mensagens falsas, enviadas por e-mail ou WhatsApp, nomeadamente com ‘ofertas exclusivas’ através de links maliciosos". "Desconfie de e-mails com descontos muito acima da média e não clique em links enviados por desconhecidos", aconselhou.

A ofertas exageradas

"Desconfie de descontos exagerados – faça uma pesquisa sobre o preço médio do produto", advertiu.

A fraudes em marketplaces

Por fim, a força de segurança indicou que deverá estar "atento aos produtos de marketplaces - verifique a reputação e avaliações do vendedor e evite pagamentos externos".

Leia Também: Do falso emprego ao MB Way. As 9 burlas em que os portugueses mais caem

Recomendados para si

;
Campo obrigatório