Cine-Teatro de Estarreja retoma programação regular
O Cine-Teatro de Estarreja regressa aos espetáculos presenciais com uma oferta de teatro, música, circo contemporâneo e dança, cuja programação foi hoje divulgada para os últimos quatro meses do ano.
© iStock
Cultura Estarreja
A cantora e compositora portuguesa Bárbara Tinoco inicia a programação com um concerto dia 24 deste mês seguindo-se, entre os dias 01 e 09 de outubro, a 16.ª edição do Estarrejazz.
Ao todo vão ser seis concertos noturnos: o coletivo Dijazz Band, septeto Estarrejazz, Roberta Sá e Daniel Jobim, Pedro Moreira Sax Ensemble, César Cardoso e Orquestra de Jazz de Estarreja com Vitorino e Janita Salomé.
A edição deste ano do Estarrejajazz é dedicada aos coletivos e ensembles, formações entre os sextetos e decatetos, maioritariamente portuguesas, mas com a presença do jazz praticado em Espanha, com o coletivo Dijazz Band, que confere o cunho ibérico ao festival.
Destaca-se ainda o concerto "Chega de saudade", de homenagem a Tom Jobim com Roberta Sá e Daniel Jobim, que chega diretamente do Rio de Janeiro.
No último dia de outubro, domingo (21:30), os D A M A, habituados a tocar para grandes multidões, apresentam-se na sala de espetáculos de Estarreja num formato mais intimista.
Uma das maiores referências da música popular brasileira, Moacyr Luz, antecipa o calor do Carnaval, com uma roda de samba, aberta às escolas de samba locais, pelas 21:30 de 06 de novembro.
Tiago Bettencourt regressa ao palco do Cine-tetro de Estarreja na noite de 20 de novembro.
Considerada uma das melhores vozes masculinas da sua geração, Ricardo Ribeiro dá a conhecer o seu trabalho "respeitosa mente", a 07 de dezembro, pelas 21:30.
Por seu lado, António Zambujo toca "Voz e violão" na noite de 18 de dezembro.
Próximo da época natalícia, a Educarte apresenta uma sessão de música "para bebés e papás", na manhã de 12 de dezembro, e ao final da tarde de 19 de dezembro cumpre-se o que começa já a ser uma tradição naquela sala de espetáculos: o concerto de Natal pela Orquestra Filarmonia das Beiras, dirigida pelo maestro António Vassalo Lourenço.
Há ainda espaço para o teatro, a dança, o circo contemporâneo e o cinema, numa agenda que conta com a peça de teatro infantil "O pequeno livro dos medos", da autoria de Sérgio Godinho, com encenação e interpretação de Elsa Galvão, que vai estar em palco pelas 16 horas de 17 de outubro.
A Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo vai dançar "AmarAmália", na noite de 23 de outubro, e a companhia de teatro Kopinxas ocupa o palco com a peça de teatro "Naperon e bibelot", a 30 de outubro, pelas 21:30.
Teatro também para um público familiar e infantojuvenil é o que vai estar em cena a 13 de novembro, com a peça "O meu amor virá de comboio", num trabalho que fala do universo dos caminhos-de-ferro, com referência especial à ligação de Estarreja com esse meio de transporte.
Lugar também na programação tem o hip-hop, a partir da história do graffiti, na performance "válvula", "meio palestra, meio concerto de hip hop", a 27 de novembro, pelas 21:30, num espetáculo para dar visibilidade ao Festival de Arte Urbana de Estarreja (Estau), que combina o desenho digital de António Jorge Gonçalves com a música e voz de Ibc Soldjah.
O Cine-Teatro recebe ainda um espetáculo de circo contemporâneo do Teatro do Mar intitulado "mutabilia", pelas 21:30 de 04 de dezembro, e de 09 e 11 de dezembro o festival das artes "Diferenciar-te", que inclui teatro, dança, cinema de animação, artes plásticas e fotografia, em que participa cerca de uma centena de pessoas portadoras de deficiência.
Leia Também: A um mês da estreia, foi divulgado o trailer final de 'No Time To Die'
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com