Centro Português de Fotografia assinala dia mundial com mostra sobre água
Uma exposição com imagens que pretendem realçar a importância da água para a manutenção da vida, com uma seleção de imagens do Centro Português de Fotografia (CPF), vai ser inaugurada no sábado, nas instalações daquela entidade, no Porto.
© iStock
Cultura Fotografia
Organizada para assinalar o Dia Mundial da Fotografia - celebrado a 19 de agosto, data da apresentação pública do daguerreótipo na Academia de Ciências da França, Paris, em 1839 -, a exposição, intitulada "Mãe d'Água", reúne fotografias selecionadas a partir de vários arquivos do CPF.
Na exposição estarão representadas obras das coleções do fundo Fotografia Alvão, com 13 imagens, do fundo Lúcio Pais de Abranches, com quatro imagens, e mais duas do fundo Manuel Pinheiro da Rocha e da Coleção Nacional de Fotografia/subcoleção Alcídia e Luís Belchior, indicou fonte do CPF contactada pela agência Lusa.
Através desta seleção de imagens de arquivo, a mostra - patente até 12 de novembro na antiga cadeia e Tribunal da Relação do Porto - visa "rever a água nas suas diversas utilizações, como elemento de ligação de todas as coisas, substância simples e única que permitiu o surgimento da vida na Terra", assinalou o CPF, num texto de divulgação.
Nas fotografias selecionadas pela curadoria de Márcia Freitas e Bernardino Castro é possível ver, por exemplo, que fontanários e poços continuavam a abastecer grande parte da população do país, apesar de, no início do século XX, ter principiado a distribuição da água canalizada.
"O transporte da água para as necessidades domésticas era um dos trabalhos braçais mais ingratos e os que podiam pagar, compravam a água aos aguadeiros, geralmente galegos. Lavar a roupa no rio era uma prática quotidiana, exercida por mulheres que cantavam e conversavam, contribuindo para a coesão social do grupo", recorda o mesmo texto, alusivo à mostra de fotografia, que também remete para a problemática da escassez deste recurso.
As coleções representadas nesta exposição são parte dos arquivos na posse do CPF, que os guarda, trata e investiga, e são fruto de aquisições, depósitos ou doações de fotógrafos e colecionadores.
Leia Também: Obras de fotógrafos e fotojornalistas na Mostra de Fotografia de Arroios
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com