Da conversa com Amorim ao interesse em Gyokeres. O que disse João Pereira
Treinador leonino antecipou mais um jogo do Sporting para a Liga dos Campeões.
© Getty Images
Ao Minuto Desporto Sporting
João Pereira compareceu, esta segunda-feira, em conferência de imprensa, pela primeira vez desde que foi anunciado como novo treinador do Sporting, de antevisão ao jogo com o Arsenal, para a Liga dos Campeões.
Apesar da conferência ter contado com algumas perguntas sobre o adversário, os jornalistas aproveitaram, também, para questionar o técnico sobre como têm sido os primeiros dias deste desafio.
Antes da chegada de Francisco Trincão, também houve tempo para que João Pereira revelasse o que conversou com Ruben Amorim antes das estreias de ambos nos seus projetos.
Confira, abaixo, o principal das ideias deixadas por João Pereira e Francisco Trincão.
DESTAQUES
EM DIRETO
Fim do acompanhamento
Filipe Carmo | há 2 horas
Chegou ao fim a conferência de imprensa do Sporting, iniciada por João Pereira e concluída por Francisco Trincão.
Têm ainda mais fome de mostrar que mérito é da equipa?
Filipe Carmo | há 2 horas
Francisco Trincão:
"É trabalho de todos. Ficamos felizes por ser reconhecidos, mas se a época correr bem será pelo trabalho de todos juntos, pelo trabalho que o mister fez até agora [Amorim] como pelo que o mister vai fazer [João Pereira]. Temos de dar o nosso melhor e no final, todos juntos, ficaremos felizes pelo que fizemos".
Como tem sido trabalhar com João Pereira
Filipe Carmo | há 2 horas
Francisco Trincão:
"São duas pessoas muito diferentes, mas a comunicação é muito boa. Pode não parecer, mas é muito brincalhão connosco e tem sido muito fácil e acessível a todos".
Interesse de clubes em jogadores do Sporting
Filipe Carmo | há 2 horas
Francisco Trincão:
"Não penso nisso, não controlo isso. Só me consigo focar no que controlo e no dia de hoje, em poder descansar para estar bem fisicamente".
Diferenças entre Amorim e João Pereira
Filipe Carmo | há 2 horas
Francisco Trincão:
"É muito parecido, o mister tem as mesmas ideias e acaba por mudar só algumas ideias. Motiva-nos muito bem, tem boas ideias e até os horários têm sido os mesmos. São muito semelhantes e espero que corra tudo bem".
Deixou palavra de apoio a Quenda na seleção?
Filipe Carmo | há 2 horas
Francisco Trincão:
"Todos os jogadores querem estar na seleção, trabalhamos para ter minutos seleção, mas se não tivermos temos de respeitar a decisão do mister. Qualquer jogador só tem de estar orgulhoso por estar lá".
Contrato com o Sporting por mais 3 anos
Filipe Carmo | há 2 horas
Francisco Trincão:
"Não falámos nada [sobre renovação]. Toda a gente sabe que sou muito feliz, mas para já não há nada em cima da mesa. É uma cidade incrível, é o meu clube, é claro que estou muito feliz".
Melhor arranque de temporada?
Filipe Carmo | há 2 horas
Francisco Trincão:
"A época tem sido boa, tento ajudar a equipa com golos ou assistências, tanto no processo ofensivo como defensivo".
Falta ouvir Francisco Trincão
Filipe Carmo | há 2 horas
João Pereira deixa a sala e espera-se, agora, pela chegada de Francisco Trincão, o jogador escolhido, ao que tudo indica, para fazer a antevisão ao jogo com o Arsenal.
Amorim ajudou na preparação do jogo?
Filipe Carmo | há 2 horas
"Não, não falei com o Ruben para preparar o jogo com o Arsenal. A equipa técnica agradece muito ao Ruben a disponibilidade para receber os elementos da equipa B para verem treinos, sempre nos abriu as portas para explicar o que queria ver na equipa principal e nós aproveitámos todos os momentos com ele e só tenho a agradecer a partilha que ele teve connosco".
Jogo com o City deu confiança?
Filipe Carmo | há 2 horas
"Creio que já antes do City, tendo em conta o que o Sporting conseguiu fazer na Champions, os jogadores já tinham o pensamento de atingir os playoffs. Foi uma vitória moralizante, mas que só deu três pontos. Ajudou muito, mas sabemos que os jogos não são iguais".
Gyokeres pode chamar à atenção
Filipe Carmo | há 2 horas
"Espero que o Viktor faça uma grande exibição e consiga fazer golos, não temo nada".
Parecenças entre a equipa B e a equipa principal
Filipe Carmo | há 2 horas
"Quem acompanhava a equipa B sabia que essa equipa já usava um esquema tático muito idêntico ao da equipa principal. Podia ter um comportamento ou uma nuance diferente, mas os princípios eram os mesmos. Temos essa sorte, de pegar numa equipa que já tem os princípios que utilizávamos e agora é com tempo. Os jogadores estão num bom momento, percebem bem as coisas e tudo o que for para alterar será para melhor, isso só com tempo".
Identidade do Sporting será igual contra o Arsenal?
Filipe Carmo | há 2 horas
"Retirar a identidade ao Sporting é retirar a identidade aos jogadores e aquilo que eles estão habituados a fazer. Sabemos que não vamos conseguir pressionar durante 90 minutos, porque isso é difícil e nem nos jogos com equipas portuguesas se consegue fazer. Vão haver momentos em que eles vão ter mais bola e nós vamos ter de fechar bem a bola e escolher o momento certo para saltar na pressão. É uma equipa que vai trazer problemas, mas queremos continuar a fazer bons jogos e muitos golos".
Como viu queixa da Associação Nacional dos Treinadores de Futebol?
Filipe Carmo | há 2 horas
"Vou ser muito sincero: estou preocupado e focado na equipa, temos pouco tempo para treinar e todo o tempo que temos é para pensar em como vamos montar a equipa, em que aspetos podemos melhorar. O resto, o departamento jurídico do Sporting está cá para responder".
10 pontos na Champions retiram pressão?
Filipe Carmo | há 2 horas
"Os objetivos foram definidos no início da temporada e um deles é o acesso aos playoffs. Estamos bem posicionados, mas vamos pensar jogo a jogo. Temos o jogo de amanhã para tentar vencer e faremos as contas no final".
Falou com Amorim antes de estreia no United?
Filipe Carmo | há 2 horas
"Falei com o Amorim antes da estreia dele. Ele mandou-me uma mensagem a desejar boa sorte e a esperar que consiga fazer uma grande carreira. Eu disse que se conseguir fazer muita coisa do que ele fez já não é um mau começo".
Sente pressão?
Filipe Carmo | há 2 horas
"Sinto pressão todos os dias, a exigência é diária. Cada treino, cada exercício, cada jogo é de exigência. Com todo o respeito pelo Amarante, o Arsenal é todo um outro nível, mas preparei o jogo do Arsenal da mesma maneira como preparei o jogo do Amarante, com profissionalismo e com o mesmo objetivo: ganhar o jogo".
Dor de cabeça no centro da defesa?
Filipe Carmo | há 2 horas
"Têm pequenos toques e até à hora do jogo vão estar em dúvida. Se não estiverem preparados, teremos outros jogadores preparados para darem resposta".
Principal perigo do Arsenal
Filipe Carmo | há 2 horas
"Preocupei-me na nossa equipa. O Sporting também tem grandes jogadores que estão a fazer uma campanha espetacular na Champions e que vão querer continuar a dar resposta. O Arsenal tem bons jogadores, boas individualidades, pontos fortes nas alas, com o um para um dos seus extremos, o Saka, o Martinelli e, como todos sabem, a situação dos esquemas táticos ofensivos, fazem muitos golos e criam muitas oportunidades".
Como está a passar a mensagem
Filipe Carmo | há 2 horas
"A maior dificuldade é o pouco tempo que temos para treinar, mas isso é positivo a nível desportivo, significa que estamos em todas as competições como o Sporting quer estar. Há menos tempo, temos de recuperar mais do que treinamos e é mais difícil passar toda a informação, vai ter de ser aos poucos".
Antecipação ao jogo
Filipe Carmo | há 2 horas
"O nível vai aumentar, o grau de dificuldade será maior, mas creio que estamos preparados. O Arsenal tem sete pontos na Champions, só tem um golo sofrido - e, curiosamente, de penálti. É uma equipa forte defensivamente que nos vai tentar criar problemas com a velocidade que tem na frente".
Estreia em conferências
Filipe Carmo | há 2 horas
"Estou confortável, é um gosto estar aqui a responder às vossas perguntas".
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com