Renegociar o empréstimo? Três dicas para conseguir melhores condições
Tendo em conta as taxas de juro reduzidas, esta poderá ser uma boa altura para "renegociar crédito ou até consolidar várias dividas e conseguir poupar algum dinheiro", refere o ComparaJá.pt.
© iStock
Economia ComparaJá
Esta poderá ser uma boa altura para renegociar as condições de um empréstimo, devido às reduzidas taxas de juro, revela o ComparaJá.pt, um simulador de produtos de crédito e telecomunicações.
De acordo com dados do Banco de Portugal (BdP), citados pela plataforma, as taxas de juro aplicadas ao crédito ao consumo têm vindo a cair ao longo dos últimos anos, pelo que “poderá fazer sentido solicitar um empréstimo bancário, renegociar crédito ou até consolidar várias dividas e conseguir poupar algum dinheiro”.
Assim sendo, o ComparaJá.pt explica que há três formas de reduzir o 'peso' mensal do crédito:
- Renegociar crédito - “Antes de entrar num processo de renegociação das condições de um empréstimo deve analisar, de forma cuidada, a sua situação, em especial a sua taxa de esforço (…) o valor aconselhável desta taxa deve situar-se entre 30% a 45%, o que significa que as suas despesas fixas obrigatórias (tais como a renda da casa) não devem pesar mais do que esta percentagem no seu orçamento”.
- Consolidar todos os empréstimos - “Neste processo pode ficar a pagar uma prestação mensal até 60% inferior à que tem atualmente. Assim, fica só com um único montante para liquidar por mês e não várias quantias dispersas.”
- Transferir o montante em dívida - "Por fim, para poupar – e muito – na prestação mensal do seu crédito, poderá transferi-lo para outra instituição (….) no entanto, ao transferir o crédito poderá ter de pagar uma comissão de reembolso antecipado.”
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com