É seguro pagar com cartão através da funcionalidade contactless?
A maioria dos cartões de multibanco já têm esta funcionalidade incorporada, mas é realmente seguro utilizá-la?
© Getty Images
Economia ComparaJá
Numa altura em que aceleram os pagamentos através da funcionalidade contactless, levantam-se algumas questões acerca da segurança deste método de pagamento, uma vez que não é necessário introduzir um PIN para realizar a transação.
Tal como o Banco de Portugal (BdP) já tinha dito, em algumas circunstâncias pode ser pedido o PIN para a autenticação da transação. Um dos motivos, por exemplo, pode ter a ver com o montante, que ultrapassa o montante estabelecido.
Ora, para evitar outros constrangimentos relacionados com a segurança, o site ComparaJá.pt divulgou alguns cuidados adicionais a ter em consideração.
"Note que existem algumas apps que permitem ler os dados de um cartão contactless e, consequentemente, descobrir informações sobre o portador do cartão e os movimentos que este efetuou com o mesmo. Isto é algo que pode ser perigoso se, por exemplo, estiver num local com multidões ou com uma grande concentração de pessoas (num festival de música ou num transporte público, por exemplo)", revela a plataforma.
Para fazer face a este problema, uma das soluções passa por "investir numa capa de alumínio para colocar à volta do cartão". Mas vale também a pena recordar que "para que se conseguisse usar uma aplicação que pudesse ler os seus dados, é preciso que o cartão esteja, de facto, muito perto do telemóvel", explica.
Além disso, saliente-se, é importante estar atento e "se notar alguma atividade fora do normal com o seu cartão contactless (como, por exemplo, uma utilização abusiva), deve ligar para o seu banco e, se necessário, pedir para que o cartão seja cancelado". Se o fizer, a responsabilidade passa a ser da instituição bancária.
"Cabe ainda salientar que existem seguros para prevenir a utilização fraudulenta dos cartões e alguns cartões de crédito até já vêm com esta proteção incorporada. Averigue se não é o caso do seu", sugere o comparador de produtos de crédito e telecomunicações.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com