BNA recomenda alternativas às caixas automáticas
O Banco Nacional de Angola (BNA) recomendou que sejam usadas alternativas aos balcões dos bancos ou caixas automáticas (ATM) onde se têm verificado longas filas nos últimos dias, sem avançar as causas que justificam o sucedido.
© Lusa
Economia BNA
Desde a última semana, os bancos e caixas automáticas têm registado grandes enchentes em Luanda, devido às dificuldades de fazer levantamentos em dinheiro.
Numa nota hoje divulgada no seu site, o BNA salienta que as grandes aglomerações de pessoas devem ser evitadas devido à pandemia de covid-19, aconselhando outras opções para a realização de pagamentos de compras e serviços, transferências e consultas de saldos que não requerem uma ida ao balcão de um banco comercial ou a um ATM.
O BNA sugere nomeadamente o recurso a soluções de internet e 'mobile banking' dos bancos comerciais, bem como o uso do cartão Multicaixa e da aplicação Multicaixa Express, que permite, através do telemóvel, pagar serviços e compras, incluindo água, luz, televisão, internet, carregar o telemóvel, consultar o saldo e movimentos, fazer transferências e pedidos de levantamento sem cartão.
A Lusa contactou o BNA para saber quais os motivos da falta de dinheiro nas caixas automáticas, sem sucesso até ao momento.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com