Neste portal há quase 500 queixas sobre 'cheques' do Governo: Os motivos
A mudança do IBAN é o principal motivo, seguido pela falta ou demora no pagamento, revelam dados do Portal da Queixa.
© Portal da Queixa
Economia Portal da Queixa
O Portal da Queixa divulgou, na quinta-feira, que os apoios do Governo para responder à inflação geraram quase 500 reclamações, entre outubro e abril, sendo a mudança do IBAN o principal motivo, com 47% dos casos, seguido pela falta ou demora no pagamento (31%).
Em causa estão os apoios às famílias como de 125 euros, que começou a ser pago em outubro, o de 240 euros, iniciado em dezembro, bem como os mais recentes, sendo as entidades visadas a Autoridade Tributária (AT), alvo de 68% das reclamações, e a Segurança Social, com 12%.
De acordo com o Portal da Queixa, continuam ainda a verificar-se casos de contribuintes que viram o IBAN ser alterado, sem consentimento, para outro desconhecido, motivo que gera 7% das queixas.
"De acordo com uma análise do Portal da Queixa, desde que os apoios extraordinários começaram a ser pagos aos beneficiários, já foram registadas na plataforma, entre outubro de 2022 e abril deste ano, um total de 463 reclamações relacionadas com problemas para a receção dos subsídios", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Segundo os dados divulgados, o "maior volume de queixas foi registado entre outubro e dezembro do ano passado (394) e de janeiro a 12 de abril de 2023, a plataforma recebeu 69 reclamações".
Leia Também: Último dia para atualizar IBAN e receber 'cheque' anti-inflação (de 90€)
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com