Meteorologia

  • 05 DECEMBER 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 19º

BPF escolhe 16 candidaturas a Venture Capital de 400 milhões

O Banco Português de Fomento (BPF) selecionou 16 candidaturas para o programa de Venture Capital, no valor de 400 milhões de euros, de acordo com um comunicado hoje divulgado.

BPF escolhe 16 candidaturas a Venture Capital de 400 milhões
Notícias ao Minuto

18:53 - 05/09/23 por Lusa

Economia Banco Português de Fomento

Assim, o BPF "comunicou os resultados das candidaturas ao Programa de Venture Capital a cada uma das 44 sociedades gestoras, tendo sido selecionadas 16 candidaturas que correspondem a operações no valor de 400 milhões de euros do Fundo de Capitalização e Resiliência".

Estas operações potenciam "um investimento de 652,25 milhões de euros na capitalização de empresas viáveis", destacou, indicando que o "Programa de Venture Capital, tem uma dotação de até 400 milhões de euros, através de fundos do Fundo de Capitalização e Resiliência (FdCR) que foi lançado no contexto do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e destina se a apoiar o investimento em empresas prioritariamente nas fases de arranque".

Este apoio é concretizado "através da subscrição de fundos de capital de risco geridos por intermediários financeiros -- Sociedades de Capital de Risco, Sociedades Gestoras de Capital de Risco, ou entidades equivalentes", indicou.

De acordo com o Banco, "do total das 44 candidaturas recebidas, foram selecionadas 16, com uma avaliação média de 2,4, muito acima da pontuação global mínima de 1,6 estabelecida no âmbito do concurso".

No comunicado, a entidade destacou que "aos candidatos não excluídos foram alocados os valores de investimento que solicitaram, por ordem decrescente de mérito, tendo sido aplicada uma metodologia de rateio do valor remanescente, assegurando-se o cumprimento do valor mínimo de investimento previsto pelo FdCR".

Segundo a entidade, sociedades selecionadas "têm de assegurar a subscrição de fundos com uma dotação mínima de 20 milhões de euros cada um, sendo a comparticipação máxima do FdCR de 70% da dotação total de cada fundo, e o investimento entre 10 e 35 milhões de euros por fundo, o que pressupõe uma comparticipação privada de, pelo menos, 30% do capital total de cada fundo".

Leia Também: Demora nos pagamentos do PRR "constitui um fator crítico na execução"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório