Meteorologia

  • 24 NOVEMBER 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 22º

"Governo e política" foram principal preocupação dos gestores em novembro

Os gestores portugueses agravaram em novembro a preocupação com "Governo e política" em oito pontos percentuais face a outubro, segundo o barómetro do Fórum dos Administradores e Gestores de Empresas, hoje divulgado.

"Governo e política" foram principal preocupação dos gestores em novembro
Notícias ao Minuto

12:51 - 12/12/23 por Lusa

Economia Inquérito

Depois de ter sido a principal preocupação em outubro -- quando passou de 17,8% para 51,6% - a categoria "Governo e política" voltou a subir em novembro para 59,6%.

Com uma subida de 1,7 pontos percentuais, também a preocupação com "impostos e tributação" aumentou no mês analisado.

Os resultados do Barómetro de Gestores revelam que, por outro lado, em novembro houve descidas com as categorias "legislação e regulação" e "corrupção", que desceram para 2,0%

A principal descida no mês foi referente à preocupação com a "taxa de inflação", que caiu de 11,8%, para 6,1%, "com a transferência das preocupações para o 'Governo e Política'", acrescenta o FAE.

O barómetro de novembro aponta que o otimismo dos gestores se mantém negativo com 2,05 pontos, ainda que tenha recuperado de forma "exageradamente ligeira" face aos 1,84 pontos de outubro. Este indicador está com pontuação negativa desde junho de 2022.

O mês de novembro ficou marcado pela demissão do primeiro-ministro, António Costa, em 07 de novembro, por causa de uma investigação judicial sobre a instalação de um centro de dados em Sines e negócios de lítio e hidrogénio, que levou o Ministério Público a instaurar um inquérito autónomo no Supremo Tribunal de Justiça em que é visado.

Após aceitar o pedido de demissão, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decidiu dissolver o parlamento e marcar eleições legislativas antecipadas para 10 de março.

A taxa de inflação homóloga recuou para 1,6% em novembro, de acordo com a estimativa divulgada no passado dia 30 pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o que representa menos 0,5 pontos percentuais que em outubro.

O FAE é, desde 1979, a associação representativa dos gestores portugueses, afirmando contar entre os seus associados com "os administradores e gestores das maiores empresas portuguesas, incluindo 12 CEO [presidentes executivos] do atual PSI", o principal índice da bolsa de Lisboa.

O Barómetro Mensal dos Gestores Portugueses baseia-se num inquérito mensal aos associados do fórum sobre o que mais preocupa os gestores e administradores de empresas para os 12 meses seguintes, incluindo também o nível de otimismo e pessimismo para esse período.

Com as respostas -- numa média entre 170 a 210 -- o Fórum dos Administradores e Gestores de Empresas (FAE) constrói um barómetro mensal que indica, mensalmente e numa série longa, a evolução das preocupações e do otimismo dos gestores portugueses.

Leia Também: Despedimentos? CR do JN alerta para riscos de eliminação da pluralidade

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório