Trabalhadores da Panpor em greve contra trabalho extra obrigatório
Os trabalhadores da fábrica de produtos alimentares Panpor, em Rio Maior, iniciam na segunda-feira uma greve de duas semanas em protesto pelo tempo de trabalho extraordinário obrigatório decidido pela empresa, divulgou hoje o sindicato do setor.
© iStock
Economia Rio Maior
De acordo com o pré-aviso de greve enviado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal (SINTAB), a greve realizar-se-á entre os dias 8 (segunda-feira) e 20 de janeiro.
A paralisação decorrerá da seguinte forma: no sistema de três turnos, no primeiro e terceiro turno aos últimos 30 minutos de trabalho e no segundo turno aos primeiros 30 minutos de trabalho; no sistema de dois turnos, no primeiro turno aos últimos 30 minutos de trabalho e no segundo turno aos primeiros 30 minutos de trabalho; no sistema de um turno, nos últimos 30 minutos de trabalho.
Os trabalhadores estão contra "o tempo que são obrigados a trabalhar sem remuneração para além das 8 horas de trabalho diário, em que se inclui a meia hora de refeição determinada pela empresa, a qual não é verdadeiramente tempo de refeição, mas sim tempo de trabalho".
A agência Lusa tentou ouvir a empresa, mas tal não foi possível até ao momento.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com