Meteorologia

  • 24 NOVEMBER 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 22º

Bundesbank baixa previsão de crescimento económico da Alemanha para 0,3%

O Bundesbank, banco central da Alemanha, reduziu para 0,3% a previsão de crescimento económico do país para este ano, menos uma décima de ponto percentual que em dezembro passado, foi hoje anunciado.

Bundesbank baixa previsão de crescimento económico da Alemanha para 0,3%
Notícias ao Minuto

11:23 - 07/06/24 por Lusa

Economia Banco

Num comunicado hoje divulgado, o banco central alemão também reviu em baixa, de uma décima, o crescimento económico para 1,1% em 2025, mas em contrapartida subiu a estimativa do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 1,4% em 2026, mais uma décima.

A instituição assegurou que a economia voltará a crescer ligeiramente este ano e aumentará "mais fortemente nos anos seguintes" graças ao consumo e às exportações, após um período de enfraquecimento de cerca de dois anos.

"Não só o consumo privado recuperará gradualmente, como também as exportações voltarão a melhorar a partir do segundo semestre do ano. Neste contexto, a indústria também voltará a acreditar", sublinhou.

Além disso, o Bundesbank constatou que as famílias alemãs estão a beneficiar de um forte crescimento dos salários, de uma descida gradual da inflação e de um mercado de trabalho estável.

O Bundesbank reviu em alta a sua previsão de inflação para 2024 em uma décima de ponto percentual, para 2,8%, enquanto para 2025 a coloca em 2,7%, mais duas décimas que na previsão anterior, e para 2026 a mantém em 2,2%, acima do objetivo de estabilidade dos preços do Banco Central Europeu (BCE).

No caso da inflação subjacente - que não tem em conta os preços da energia e dos alimentos, por serem considerados mais voláteis - o Bundesbank aumentou a sua previsão para 2024 em uma décima de ponto percentual, para 3,1%, mas reduziu-a no mesmo montante para 2025, para 2,5%, e manteve-a para 2026 em 2,3%.

O banco central considerou que, embora seja provável que a inflação subjacente desça consideravelmente este ano, a inflação "continua a ser teimosa, especialmente no caso dos serviços", devido ao forte crescimento dos salários e às consequentes pressões sobre os custos.

A este respeito, o Bundesbank espera que os salários negociados "aumentem de forma particularmente acentuada este ano e continuem a crescer fortemente a partir de então".

Por último, as previsões da instituição apontam para uma melhoria das finanças públicas, com o défice público a cair de 2,5% no ano passado para 1,1% do PIB em 2026, graças ao fim da ajuda à pandemia do coronavírus, que compensará o forte aumento das despesas em áreas como as pensões, a defesa e o pessoal.

Leia Também: Economia alemã deverá registar ligeiro crescimento no 2.º trimestre

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório